Siga-nos

Construção Civil

SALA DE CINEMA OU TV EM CASA:
O que fazer para criar um ambiente aconchegante e de bom gosto?

Saiba o que considerar antes de montar uma sala de cinema em casa…

Publicado

em

Sala de Cinema ou TV em Casa

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Depositphotos

A pandemia exigiu uma série de restrições na vida em sociedade e nas relações entre as pessoas, bem como uma nova dinâmica familiar levando as pessoas a passarem mais tempo em casa. Com isso, as pessoas tiveram a oportunidade de passar mais tempo com a família, assistir um bom filme e acompanhar aquela série favorita. Para isso, muitos investiram em reformas e construção de uma sala de tv para proporcionar maior conforto e bem-estar à família.

Atualmente, graças à tecnologia, já existem TVs e sistemas de áudio, por exemplo, que permitem criar um verdadeiro cinema em casa. Criar um ambiente de cinema em casa, porém, vai além de apenas instalar alguns equipamentos. É necessário pensar em acústica, distâncias e espaçamentos. Para criar um clima ainda melhor, é preciso também escolher itens de decoração e conforto.

Os recursos multimídias disponíveis atualmente no mercado combinados com aparelhos televisores de alta resolução e empresas provedoras de séries e filmes – como a Netflix – garantem a diversão sem dever em nada para as salas de cinema convencionais. E o melhor, no conforto de casa.

Existem muitas maneiras de criar uma sala própria para ver filmes dentro de casa sem gastar muito. Atualmente, há modelos para quem procura algo mais simples e outros que prezam pelo luxo.

Uma sala de TV precisa ser silenciosa para que o barulho de fora não interfira na compreensão do que você estiver assistindo; e para que seus filmes não atrapalhem quem estiver tentando usar os outros cômodos do lar. Por isso é muito importante nunca montar a sala de TV em um ambiente de passagem, sempre preferir uma sala isolada dos demais espaços e, preferencialmente, com uma porta para isolar o som.

Antes de começar a equipar a sala de TV – ou outro cômodo da casa – para servir de cinema, é preciso planejar o espaço e verificar se ele atende alguns requisitos básicos para assistir aquele filme especial sem empecilhos.

De acordo com Maisa Marques Santanna, designer de Interiores “a sala de TV deve ser pensada observando-se a localização de portas e janelas, o tamanho do sofá e ponto de cabeamento de TV. Isso poderá ser mais bem observado por um profissional de designer, mas caso você queira fazer sozinho, escolha materiais aconchegantes e um sofá bem confortável, utilize papeis de parede para dar um ar acolhedor ao ambiente”.

Sala de Cinema ou TV em Casa
Imagem meramente ilustrativa | Foto: Depositphotos

Maisa aconselha também que se “Consulte revistas especializadas em decoração para escolher os móveis mais adequados ao teu projeto e para apoio utilize mesas laterais destas tipo estreitas se o espaço que você tem não for muito generoso. O tamanho da mesa de centro vai depender do espaço de circulação que você tem e tipo de sofá que irá utilizar”.

Em relação à TV, as que têm mais de 60 polegadas são as mais recomendadas. Mas vale dizer que atualmente é possível encontrar modelos com 75, 82, 86 polegadas, levando uma tela realmente grande e geralmente em 4K para dentro de casa. Porém, se não for possível investir em uma tela típica de cinema, também dá para optar por uma TV convencional, hiper grande e com imagem de excelente qualidade.

Vele lembrar que a tendência do momento, é a SmarTV. E praticamente todas as grandes marcas de eletrônicos já possuem esses modelos inteligentes, nos quais podem ser conectados a streaming como Netflix e Amazon Prime, por exemplo, e demais dispositivos com conteúdo em vídeo, como o Youtube.

Além disso, é uma escolha certeira para quem não se importa em deixar de lado a tela de cinema tradicional, pois vai facilitar muito o dia a dia. Afinal, os apps

contém uma gama incrível de filmes e séries, e por meio dessas TV’s podem ser abertos com uma facilidade muito maior.

Hoje em dia as 4K estão quase o mesmo preço que as Full HD e são, consideravelmente, muito melhores. A dica para quem tem uma TV de LED, porém, que não é Smart e quer ter um cinema é conectar a televisão com a ajuda de aparelhos como videogames conectados à web ou Chromecast.

A sala de cinema também precisa possuir um isolamento acústico adequado. Esse item é importante para não atrapalhar outros moradores da casa ou até mesmo os vizinhos. Uma porta no cômodo já ajuda bastante a segurar o som dentro do ambiente. Outra dica é investir em elementos de madeira no local. O material é um isolante acústico natural e pode estar presente nos móveis, no piso e até no teto.

Como as janelas costumam ser a principal fonte de luz natural das casas. E cinema não combina com claridade. O ambiente escuro é mais apropriado e não é difícil obter esse efeito. Uma cortina de pano grosso e bem escuro é suficiente para bloquear a entrada da luz. Já aquela luz baixa, típica dos cinemas antes do início da sessão, pode ser obtida com iluminação artificial.

Instalar arandelas na lateral produz esse efeito e optar por lâmpadas amareladas ao invés das brancas é indispensável. Um interruptor do tipo dimmer pode ser uma boa saída também. Ele regula a intensidade da luz.

Para obter Realidade e intensidade e um bom sistema de imagem e som vale a pena contar com um home theater. É necessário escolher o modelo de acordo com o tamanho do ambiente. Existem modelos com 7, 5 e até 3 caixas de som, espalhe-as pela sala de modo equilibrado.

Depois de resolver tudo relacionado à tecnologia, chega o momento de pensar no conforto desse cinema caseiro. Se é para ter um local de lazer e entretenimento, que seja com muito aconchego, melhor do que fora de casa. Por isso que é bacana considerar um sofá ou poltronas bem confortáveis para serem posicionadas em frente à telona.

Há quem prefira reproduzir as poltronas típicas dos cinemas em casa, colocadas lado a lado, mas que de preferência sejam reclináveis e retráteis. Ou seja, melhores ainda que dos cinemas comerciais. É uma opção bacana caso você tenha um bom orçamento e um espaço considerável para colocar pelo menos 4 poltronas.

É imprescindível que o cinema em casa tenha assentos confortáveis, mas o mais convencional é escolher um sofá despojado, que dê para deitar-se confortavelmente ou pelo menos esticar as pernas.

Enfim, há muitas formas de ter uma excelente sala de TV em casa e conteúdo de cinema pagando taxas que não são caras e garantam a diversão de toda a família. É   importante lembrar que cada projeto é único e tudo varia de acordo com o que se tem disponível.