Siga-nos

Agro

Primeiro Hospital do Câncer da Região Oeste é apresentado durante a Bahia Farm Show

“Este hospital será um avanço necessário para o Oeste. O câncer é uma patologia que tem incidência que só se eleva, não temos estimativa com uma curva decrescente”, Alba Dias…

Publicado

em

Hospital do Câncer

O lançamento do projeto do primeiro Hospital do Câncer da Região Oeste da Bahia foi realizado nessa quinta-feira (02), durante a 16ª edição da Bahia Farm Show. A proposta prevê oferecer atendimento oncológico para a macrorregião Oeste da Bahia com serviços de alta complexidade em uma estrutura própria que será construída em uma área de 18.200 m² no Parque da Cidade, em Barreiras.  No local serão atendidos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de planos de saúde e da rede particular.

A ausência da assistência médica oncológica na região, foi um dos principais motivos que incentivaram a equipe do Rotary Club a iniciar o projeto. Atualmente os pacientes do Oeste cadastrados no SUS são encaminhados para tratamento na capital baiana, distante 900 km de Barreiras, o que dificulta o tratamento, principalmente das pessoas de baixa renda. O projeto arquitetônico foi elaborado por uma consultoria especializada na construção hospitalar.

 “Integram a equipe uma arquiteta e uma enfermeira, profissionais imprescindíveis para entender o funcionamento, a complexidade e as necessidades para chegar nesse modelo de hospital. Esta etapa é fundamental para que o hospital atenda a pré-requisitos de nos credenciar no SUS”

, ressaltou a presidente do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB) e da Comissão de Projetos Comunitários do Rotary Club de Barreiras, Marizete Zution.

A primeira etapa da unidade está prevista para ser entregue no prazo de cinco anos, a depender dos recursos arrecadados para construção e estruturação. “Este hospital será um avanço necessário para o Oeste. O câncer é uma patologia que tem incidência que só se eleva, não temos estimativa com uma curva decrescente. O câncer de mama hoje é considerado uma epidemia mundial e temos altas taxas de mortalidade devido à falta de acesso aos meios de diagnósticos, ao especialista e aos tratamentos”, destacou a médica mastologista e conselheira do ICOB, Alba Dias.

Hospital do Câncer

Ascom Bahia Farm Show

Fala Barreiras