Siga-nos

Agro

Ministro Carlos Fávaro conduz reunião estratégica com líderes do agro para impulsionar a agropecuária brasileira

O encontro, ocorrido na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária, focou na discussão de demandas comuns e na elaboração de propostas para o fortalecimento do setor agropecuário no Brasil

Publicado

em

setor agropecuário

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu, na tarde desta terça-feira (29), com representantes dos mais diferentes segmentos do agro brasileiro, envolvendo o setor produtivo das carnes, pescado, cacau, algodão, café, leite, entre outros | Foto: Divulgação MAPA

O Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, presidiu uma reunião ampliada em Brasília, envolvendo representantes de mais de 20 entidades ligadas ao setor agropecuário do Brasil. Segundo Fávaro, o encontro visa “alcançar mais sintonia e sermos mais propositivos”, em um esforço colaborativo para abordar demandas convergentes e propostas para o desenvolvimento do setor.

Entre os participantes estavam notáveis líderes de associações como Croplife, Cecafé, Abiec, ABPA, ABEG, Abimaq/Sindimaq, CitrusBR, Sindan, IBÁ, SRB, Fórum Nacional Sucroenergético, Viva Lácteos, Abrafrigo, Abraleite, Abrasem, Abipesca, Abrapa, Orplana, Sindiveg, Sindag, Sindirações, Unem, e Feplana.

Durante o encontro, Fávaro ressaltou os avanços do Brasil no comércio exterior. “Chegamos a 41 mercados abertos para a exportação de produtos da agropecuária nacional em oito meses de gestão”, comentou o ministro, enfatizando a importância das relações comerciais internacionais, inclusive para setores que não exportam diretamente.

Entre as questões debatidas, a rastreabilidade nos diferentes setores da agropecuária brasileira foi um tema de destaque. O Mapa está em processo de desenvolvimento de uma plataforma de regularização, que permitirá aos produtores inserir dados voluntariamente, melhorando a implementação de sistemas de rastreio conforme as particularidades regionais.

Todos os representantes das entidades tiveram a oportunidade de apresentar as demandas específicas de seus setores, além de compartilhar experiências e desafios comuns. “É um espaço fundamental para detectarmos as fragilidades do Ministério ouvindo a opinião dos nossos clientes, daqueles que acessam e precisam dos nossos serviços enquanto política pública”, esclareceu Fávaro.

O encontro é o segundo em um formato que busca o alinhamento entre os diversos setores agropecuários. A primeira reunião foi realizada em abril deste ano e contou com a presença de diversas entidades que conseguiram resoluções para suas demandas e definiram os próximos passos.

Estiveram também presentes na reunião o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende; o secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz; a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda; entre outros membros do Ministério.

Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações do MAPA

Visited 1 times, 1 visit(s) today