Siga-nos

Agro

EBDA apresenta cadeia produtiva de caprinos e ovinos na Fenagro 2013

Publicado

em

01A cadeia produtiva de ovinos e caprinos é um dos destaques da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), durante a 26ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro). Até o próximo domingo (8), crianças e adultos podem conhecer, de perto, as tecnologias de convivência com a seca, o manejo sanitário, a reprodução e a comercialização do rebanho, no estande da empresa, montado no Parque de Exposições de Salvador. “Trouxemos para a feira o trabalho desenvolvido pela empresa em todo o Estado”, conta o técnico em desenvolvimento rural da Ebda em Juazeiro, José Hugo Borges.

No espaço da Ebda, toda a atuação desenvolvida para a caprinovinocultura, é demonstrada numa verdadeira aula sobre o assunto, voltado para a agricultura familiar. Os técnicos de plantão explicam desde a alimentação dos animais até a sua comercialização. “É interessante conhecer as técnicas de produção. Nós costumamos ver o produto pronto e não nos damos conta de quantas fases existem até chegar ao conteúdo final”, afirmou a visitante do evento, Edite Campos.

Em outra área, os procedimentos de fenação e ensilagem aguça a curiosidade do público. “Não faço ideia do que seja isto”, indaga o advogado Raul Lima, ao se deparar com a forragem desidratada e compactada. José Hugo explica que a diferença entre as tecnologias é que “a fenação conserva as propriedades necessári as à alimentação do animal. Já a silagem, consiste na prensagem de forragem e restos de culturas tradicionais, a exemplo do milho, que são armazenados num recipiente lacrado, que inibe a entrada de ar”, explicou.

Alternativas de alimentação animal, a palma e o feno são considerados essenciais na caprinovinocultura, por serem opções saudáveis e de baixo custo. Os fenos de maniçoba, leucena e quipé estão em exposição no estande da Ebda, bem como a silagem de milho, de maniçoba e de gliricídea, todos ricos em nutrientes necessários para o desenvolvimento dos animais.

O passeio pelo universo dos caprinos e ovinos não para por aí. A demonstração segue com o manejo dos caprinos e ovinos, realizado através da homeopatia, tratamento alternativo de baixo custo, que não tem apenas efeito curativo, mas também preventivo. “Os resultados obtidos permitem afirmar que a homeopatia, como meio natural de tratamento, tem um papel importantíssimo a desempenhar na saúde animal, sendo eficaz no controle de verminoses, sem efeitos colaterais. Além disso, não contamina o meio ambiente, nem o ser humano, sendo, portanto, uma tecnologia ecologicamente viável”, afirmou José Hugo.

No local, os visitantes também podem conhecer diversas tecnologias desenvolvidas para diminuir o tempo de trabalho do agricultor familiar. Dentre os equipamentos destacam-se: máquina picadeira de palma, raspadeira de mandioca, máquina forrageira, prensa de feno e saleiro para ovinos.

Fonte: Assimp/EBDA

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *