Siga-nos

Agro

Adab realiza reunião sobre Helicoverpa na Fenagro

Publicado

em

01

A Bahia encontra-se em estado de Emergência Fitossanitária por conta da lagarta Helicoverpa Armígera. Por isso, a Secretaria Estadual de Agricultura, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realiza a reunião sobre a praga, que vem causando enormes prejuízos aos produtores de feijão, milho, algodão e soja no Oeste da Bahia. O encontro acontecerá na próxima sexta-feira (06), no Auditório do Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro, como objetivo de apresentar o Programa de Supressão no controle e manejo da lagarta e as estratégias de ação visando a importação e a autorização de aplicação do Benzoato de Emamectina.

Desde a última segunda-feira, 25 de novembro, o grupo operacional de Emergência Fitossanitária da Adab foi mobilizado para o Oeste do Estado, após o Mapa ter decretado estado de Emergência Fitossanitária, por meio da portaria (Nº 1.109, de 6 de novembro de 2013). Os agrônomos da Agência estão em campo, nas lavoras de feijão, milho, soja e algodão, realizando o levantamento fitossanitário e fiscalizando as medidas de controle e manejo estabelecidas no Programa de Supressão.

O Programa de Supressão já está em execução na safra de 2013/2014 e para a safra de 2014/2015, onde constam medidas como o Calendário de Plantio e Vazio Sanitário, “mas a principal é o Vazio Sanitário Total, período em que não se pode manter lavouras ou tigüera no território baiano, seja de algodão, soja, milho, milheto, soja ou sorgo, eliminando soqueiras, plantas voluntárias e espécies daninhas hospedeira”, informou o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, ressaltando que o programa foi criado em conjunto com os produtores de algodão e soja e as entidades de classe da região Oeste (Aiba, Abapa, Fundeagro e Fundação BA). “O Programa é referência nacional pelo respaldo dos consultores entomologistas nacionais e internacionais, bem como o amparo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Cerrados e Soja), por meio dos pesquisadores Silvana Moraes e Sérgio Abud”, disse Sá.

“O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Adab são os agentes promotores da política pública chamada Defesa Agropecuária que atua no setor produtivo de forma transversal, interinstitucional e multidisciplinar, compartilhando responsabilidades com todos os elos das cadeias produtivas, para evitar perdas ao ambiente, à sociedade e à agropecuária”, finalizou o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles, lembrando que já foram convidados os representantes dos serviços oficiais de defesa fitossanitária do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul, Pará, Rondônia, Paraná, Pernambuco e São Paulo, estados já atingidos pela praga.

SERVIÇO:
Data: 06/12/2013 (Sexta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório reservado para palestras na FENAGRO

Fonte: Ascom Adab

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras