Siga-nos

Agro

Abapa doa kits de irrigação para pequenos produtores rurais de Barreiras

A ação é resultante de uma parceria entre a ABAPA e a Prefeitura, sendo que a doação foi realizada à 15 famílias de agricultores rurais.

Publicado

em

Nesta quinta-feira (15), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou a doação de kits de irrigação à 15 famílias de pequenos produtores rurais de Barreiras. Essa doação tem como objetivo garantir a produção desses pequenos agricultores, incentivando a geração de renda e a segurança alimentar de suas famílias.

A ação faz parte do Programa de Apoio aos Pequenos Produtores Rurais da Abapa, financiado pela Fundeagro e em parceria com a Prefeitura de Barreiras. A entrega dos kits foi realizada durante uma cerimônia, que ocorreu na Secretaria de Agricultura e Tecnologia do município.

A doação aos pequenos produtores rurais também atende a um requerimento da secretaria municipal, do programa Vale Produtivo da Prefeitura de Barreiras, e inclui todos os itens necessários para a instalação desde mangueiras gotejadoras até os tubos e conexões. Cada kit dá conta de irrigar uma área de 0,25 hectares, que, multiplicados por 15, alcançam um total de 3,75 hectares.

ABAPA

Vale ressaltar que o Programa de Apoio aos Pequenos Produtores Rurais da Abapa realiza doações dos kits de irrigação desde 2014. Desde então, mais de 200 famílias já foram beneficiadas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques Batista de Castro, a parceria entre a Abapa e a Prefeitura, que permite a doação de kits de irrigação e insumos, é fundamental para estimular a diversificação de culturas entre os pequenos agricultores da região.

“Existe, aqui, uma vocação hortícola, mas produtos como batatinha, vêm de fora. A gente fica feliz por ver que muitas destas famílias já estão abastecendo as redes de mercados locais, com produtos como as folhosas, mas também melancia, pimenta e pimentão. O que queremos é que eles partam deste apoio, que começa pequeno, e se tornem também empreendedores agrícolas”, afirmou José Marques.

ABAPA

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42

Fala Barreiras