Siga-nos

Agro

A importância da gestão hídrica para a agricultura sustentável

Publicado

em

gestão hídrica

A gestão hídrica é um processo muito importante na agricultura porque a água é um recurso não renovável e que não pode ser desperdiçada, caso contrário, as gerações atuais e as próximas gerações poderão ter problemas.

A agricultura depende da água para o cultivo da safra, algo fundamental para o país porque o Brasil é um dos maiores produtores rurais do mundo e a tendência é que o setor continue crescendo.

Só que os agricultores precisam estar preparados para os desafios que podem aparecer, e eles permeiam o cultivo de alimentos e podem atingir tanto os pequenos quanto os grandes produtores.

Uma das tarefas mais importantes é saber lidar com a água e economizá-la, e existem vários recursos que ajudam a alcançar o propósito de economia, sem prejudicar a qualidade do que está sendo cultivado.

É papel dos produtores conhecerem essas técnicas e investir nas boas práticas para economizar o recurso natural mais valioso do mundo, mas para isso, é indispensável conhecer alguns aspectos do assunto.

Este artigo vai mostrar como a gestão hídrica ajuda a reduzir o desperdício de água na agricultura, quais são os benefícios dessa gestão para a agricultura sustentável e quais são os impactos da falta de gestão hídrica.

Como a gestão hídrica reduz o desperdício de água

A agricultura é um setor muito importante para o Brasil, não apenas para a população, mas também para ajudar a economia brasileira a crescer. O país é um dos maiores exportadores de alimentos, como no caso da China.

Os produtores precisam cuidar de diferentes cultivos, principalmente quando o assunto é água, visto que esse recurso não pode ser substituído ou recolocado no meio ambiente.

A água está presente no dia a dia dos seres humanos, tanto em uma empresa de 2240 e social, quanto no dia a dia e em vários tipos de cultivo. É algo essencial para a sobrevivência, portanto, é essencial saber cuidar.

O uso da água, tanto em grandes plantações quanto em cultivos menores, passa por muitas dificuldades, uma vez que os períodos de secas são cada vez mais comuns, como aconteceu em 2020, no Rio Grande do Sul.

Isso mostra que o maior desafio para os produtores é fazer mais com menos, o que consiste em economizar água para que ela não falte e não prejudique a produção. Algumas maneiras de reduzir o desperdício de água são:

  • Armazenar água da chuva;
  • Usar sistema de gotejamento;
  • Investir em variedades resistentes;
  • Evitar a erosão;
  • Fazer rotação de cultura.

Uma das dicas mais importantes é aproveitar a água da chuva para criar uma reserva que ajude a enfrentar períodos de estiagem. Até mesmo as pessoas e organizações de outros segmentos, como uma empresa de segurança do trabalho, investem nesse sistema.

Para irrigar as lavouras e plantações menores, vale a pena aplicar apenas a quantidade necessária e pelo tempo correto, por meio de um sistema de irrigação por gotejamento.

Trata-se da aplicação de um sistema composto por tubos por onde a água passa até a raiz da planta, usando apenas a quantidade necessária e evitando a irrigação do solo e das folhas.

O produtor deve conhecer bem a variedade de plantio para saber quais plantas exigem menos água. Ao apostar nessas variedades, a plantação se torna mais resistente, inclusive durante os períodos de estiagem.

A erosão é um processo de desgaste do solo que pode prejudicar o meio ambiente, e para evitar que isso aconteça, os agricultores devem preservar matas ciliares em torno dos cursos de água.

Por fim, fazer a rotação de cultura é excelente para preservar o solo, além de ser uma prática que influencia diretamente na maneira de economizar água. Por oferecer um solo nutrido e resistente, também aumenta a capacidade de infiltração.

Benefícios da gestão hídrica

A gestão hídrica traz muitos benefícios para a agricultura sustentável, visto que atua como um seguro para crises de falta de água e reduz as incertezas diante das mudanças climáticas.

Parte da água usada pela planta é proveniente da chuva, mas essa água não entra na contabilidade da gestão, e para maximizar sua disponibilidade, é necessário todo um trabalho de conservação do solo, visto que ele deve cumprir a fase terrestre do ciclo hidrológico.

O objetivo é reduzir o escoamento superficial e melhorar a infiltração, mas se as condições atuais forem mantidas, os alimentos vão precisar de mais água e isso pode aumentar ainda mais a disputa pelo seu uso, o que reduz a qualidade de vida da população.

Entre os maiores benefícios da gestão hídrica está o aumento da produtividade e longevidade da cultura, além de trazer mais segurança para a produção, mesmo diante de um déficit hídrico.

Assim como uma empresa de eletroerosão corte a fio pode fazer o reuso da água em algumas situações, a gestão hídrica na agricultura favorece o planejamento para plantio e colheita, além de promover eficiência hídrica e o bom aproveitamento de nutrientes.

O crescimento e a produção de cultivo são favorecidos, desde que exista disponibilidade de água e nutrientes no solo. Isso faz com que a irrigação contribua positivamente para fornecer água às plantas.

Para implementar a gestão hídrica, o produtor precisa investir em um planejamento e obter outorga para uso de água, bem como obter uma análise técnica e financeira do projeto e programar sua implantação.

Impactos da falta de gestão hídrica

A água é essencial para todos, seja para uma plantação ou para uma fábrica de jaleco, por isso, é fundamental que exista uma boa gestão hídrica, caso contrário, os impactos são muito negativos.

O Brasil está diante de vários problemas, como o aumento da inflação que é pro gente da alta Internacional no preço de commodities. Por conta disso, o agronegócio deve lidar com efeitos da estiagem que aumentam o custo da energia.

Isso também diminui a capacidade de produção e geração de valor, e de acordo com a diretoria de agronegócio, existem setores que apresentam prejuízos provenientes dos atrasos no desenvolvimento de culturas perenes dos principais produtos exportados.

Um fabricante de produtos de limpeza institucional faz uma boa gestão hídrica porque precisa da água para reproduzir suas soluções, mas no campo, se ela não for bem administrada, pode até mesmo deteriorar as pastagens.

Como consequência, o rebanho terá problemas para se desenvolver, e no caso dos confinamentos, o relatório mostra que parte dos animais que entrariam em um sistema de engorda intensiva precisam ser mantidos no pasto.

Consequentemente, isso alonga o tempo necessário para que esses animais estejam no ponto de abate. A água é necessária até mesmo para o funcionamento de um freezer para sorvete gelopar, por isso, precisa ser preservada.

O café é um exemplo de cultivo muito prejudicado pela seca e pode passar por reduções na produção de arábica em mais de 30% em relação aos anos anteriores.

A laranja está passando por uma queda de 30%, mas apresenta uma perspectiva de recuperação reduzida em sua produção, chegando à marca de 9,5%, de acordo com uma estimativa do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

O relatório também mostra que a cana de açúcar também pode ser prejudicada e apresentar atrasos na colheita por conta do baixo índice de chuvas, e isso acaba reduzindo as expectativas de produção.

Embora os impactos sejam maiores no campo, todos precisam fazer um esforço para reduzir o uso da água. Por exemplo, ao fazer envidraçamento de sacada pequena, uma pessoa reduz a necessidade de lavar esse espaço do imóvel.

A redução das chuvas acaba diminuindo a produção, e o impacto se prolonga até que provoque até mesmo uma baixa na oferta de etanol, o que acaba aumentando o preço do combustível para o consumidor.

Mas a consolidação da nova matriz energética brasileira, que atualmente diminui em torno de 20% o uso de hidrelétricas desde o ano de 2001, ajuda a reduzir o uso de água.

As energias renováveis aumentam a participação da geração de energia elétrica, o que diminui muito a dependência hidráulica do país todo.

Além de beneficiar os agricultores, também traz muitas vantagens para a população e outras empresas, como no caso de um fabricante de filtro de linha industrial.

Considerações finais

É perfeitamente normal que a agricultura dependa do uso da água para seu cultivo, mas isso precisa ser feito de maneira consciente, por meio de uma boa gestão hídrica, tendo em vista que a água pode acabar, principalmente em períodos de falta de chuva.

Na gestão hídrica apela para recursos mais conscientes e inteligentes para o uso da água e evita o uso incorreto desse recurso vital para qualquer forma de vida, mas sem prejudicar a qualidade da plantação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.