Connect with us

Brasil

Dinheiro esquecido: Banco Central libera consulta e saque

Publicado

em

Dinheiro esquecido

Titulares de contas bancárias podem resgatar valores esquecidos pelo sistema do Banco Central | Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Notícias do Brasil: O Banco Central (BC) anunciou que estão disponíveis para resgate cerca de R$ 8,56 bilhões referentes ao mês de julho no Sistema de Valores a Receber (SVR). Este sistema permite a consulta de dinheiro esquecido por pessoas físicas e jurídicas, sendo possível verificar valores que podem estar retidos em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras.

Como consultar e resgatar os valores esquecidos

A consulta pode ser feita diretamente no site oficial do Banco Central. Os titulares de contas bancárias ou seus representantes legais devem fornecer uma chave PIX para a devolução dos valores. Caso não possuam uma chave cadastrada, é possível entrar em contato com a instituição financeira para combinar outra forma de recebimento ou criar uma chave e retornar ao sistema para solicitar o resgate.

Se os valores forem de pessoas falecidas, herdeiros, inventariantes ou representantes legais devem preencher um termo de responsabilidade antes de iniciar o processo de consulta e retirada dos montantes.

Prazo para resgate

De acordo com o projeto aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados, os titulares têm até 30 dias após a publicação da norma para resgatar os valores disponíveis. Caso contrário, os recursos serão direcionados ao Tesouro Nacional

, conforme previsto no texto do projeto de lei, que aguarda sanção presidencial.

Dinheiro esquecido será usado pelo governo

O governo federal poderá utilizar os valores que não forem resgatados pelos titulares para compensar perdas de arrecadação, especialmente com a desoneração de setores econômicos e prefeituras. Segundo o senador Jaques Wagner, as propostas são resultado de uma colaboração entre o Senado e o Ministério da Fazenda, com o objetivo de ajudar a equilibrar o orçamento e atingir a meta de déficit zero para 2024.

O dinheiro esquecido é, portanto, uma oportunidade tanto para os cidadãos recuperarem seus valores quanto para o governo federal utilizar recursos não reclamados para ajustar as contas públicas.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!