Connect with us

Agro

Agricultura familiar baiana amplia mercados com parceria estratégica

Projeto ConSIM 3 fortalece agricultura familiar na Bahia, expandindo vendas para mercados nacionais com selo Sisbi.

Publicado

em

Agricultura familiar baiana

Agricultores familiares baianos celebram expansão de mercado com o selo Sisbi, fortalecendo a produção regional | Foto: Rafael Barreto/Ascom CAR

Notícias do Agro: A agricultura familiar baiana segue fortalecendo sua presença em mercados nacionais, graças à parceria entre os governos estadual e federal. Nessa terça-feira (03/09), em Salvador, foi lançada a 3ª edição do Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (Projeto ConSIM 3), coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O principal objetivo do projeto é capacitar os consórcios intermunicipais na Bahia para que desenvolvam serviços de inspeção de produtos de origem animal, viabilizando a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

Fortalecimento dos consórcios públicos

A iniciativa visa garantir que os agricultores familiares da Bahia possam expandir suas vendas para além das fronteiras estaduais. Os consórcios envolvidos – como o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e o do Território Piemonte Norte do Itapicuru – assinaram protocolos de intenções para fortalecer os serviços de inspeção e, assim, obter o selo Sisbi. Esse selo é essencial para que os produtos de origem animal possam ser comercializados em todo o Brasil.

Resultados positivos na agricultura familiar

Para Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), essa parceria tem gerado resultados significativos. “A ampliação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a integração com o Sisbi garantem que os produtos da agricultura familiar possam ser comercializados em qualquer território nacional, aumentando as oportunidades para os pequenos produtores”,

destacou.

Andeson Públio, secretário-executivo do Consórcio Alto Sertão, também ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado. “A Bahia tem se tornado referência nacional, e com a integração ao Sisbi, vamos garantir que os produtos da agricultura familiar alcancem mercados em todo o Brasil”, afirmou.

Histórias de sucesso no campo

Agricultores como Edna Souza, do Sítio A Roça, em Serrinha, já sentem os benefícios dessa expansão. “Com o selo SIM e agora o Sisbi, nossa produção de ovos caipiras triplicou. Construímos novos galpões para atender à crescente demanda”, explicou a agricultora. Outro exemplo de sucesso é o de Alex Virgínio, de Barreiras, que aumentou sua renda com a venda de cortes especiais e derivados de carne. “Agora, processamos embutidos, almôndegas e hambúrgueres, ampliando nossa comercialização para todo o Brasil”, comemorou.

O Projeto ConSIM 3 representa uma nova fase para a agricultura familiar na Bahia, consolidando a produção local e garantindo que os pequenos produtores possam acessar mercados em nível nacional, gerando mais renda e fortalecendo a economia regional.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *