Siga-nos

Tecnologia

SEO Local: Estratégias para melhorar o SEO local

Publicado

em

SEO está em constante evolução. Este ano, o SEO local está emergindo como uma das principais tendências de estratégia digital de 2021. Explicamos por que e como melhorar seu SEO local.

Por que o SEO local é importante em 2021?

Em questão, um ano de 2020 pontuado pela pandemia COVID-19 . Contenção, toque de recolher, restrições à circulação e ao número de pessoas presentes nas lojas, fechamento de pontos de venda não essenciais … Todas essas mudanças obrigaram os brasileiros a mudar de hábito e tiveram impacto em suas viagens e comportamento nos comércios fisicos. 

Em particular, os comportamentos digitais evoluíram no ano passado. Os consumidores recorrem cada vez mais à internet para fazer suas compras e, mesmo quando queriam sair para fazer isso, pesquisavam primeiro na internet.

Comportamentos que ainda são relevantes no início de 2021. Os brasileiros tendem a usar o “Click and Collect”, para agrupar suas compras em uma área limitada ou para ir às lojas locais para eles.

O SEO local agora está ancorado na vida de muitos brasileiros: eles primeiro buscam informações na Internet antes de passar para a fase de compras nas proximidades de compras de casa.

É assim que o SEO local está desempenhando um papel importante na estratégia de referência natural em 2021. Mesmo que a pesquisa geolocalização , impulsionada por consumidores cada vez mais nômades e conectados a seus smartphones, já estivesse em alta há alguns anos.

  • SEO local em algumas figuras-chave
  • 18% das consultas locais levam a um ato de compra;
  • 25% das consultas diárias do Google contêm elementos de geolocalização
  • 86% dos consumidores buscam informações sobre empresas locais, seus serviços e produtos relacionados;
  • 88% dos consumidores que realizam uma pesquisa local visitam a loja encontrada durante o dia;
  • 76% dos internautas acabam visitando uma loja após consultá-la no Google Meu Negócio;
  • Aumento de 200% nas pesquisas para celular, incluindo “perto de mim”.

SEO local: definição e operação

Para fortalecer a experiência do usuário, tão cara ao Google, o mecanismo de busca já há alguns anos localiza os resultados das buscas . O SEO local usa técnicas tradicionais de referência natural, mas seu objetivo é oferecer um bom posicionamento no SERP para sites ou pontos de venda que respondem a uma consulta local .

Assim, quando um internauta digita um pedido sem precisão geográfica, mas expressando a intenção de obter informações relativas a um local, como “salão de cabeleireiro”; ou uma solicitação especificando claramente um local (como ” dentista em São Paulo” ou “Advogado em SP”), o Google exibe resultados geolocalização . Isso é chamado de SEO local .

Esta forma de SEO é usado por lojas locais ou os sites de comércio eletrônico e empresas com uma rede de lojas físicas e quer ser visível nos motores de busca para usuários / clientes em sua localidade. Este é particularmente o caso de padarias, fornecedores, creches, encanadores, recintos desportivos, etc.

Como melhorar seu SEO local?

1. Conteúdo otimizado para palavras-chave geolocalização

Primeira forma de melhorar o SEO local do seu site: trabalhe no conteúdo das suas páginas da internet. 

Seguindo o mesmo princípio da referência natural como agência de SEO

adota. No SEO local, seus textos devem ser otimizados de acordo com as palavras-chave digitadas pelos internautas. Você deve, portanto, inserir palavras-chave geolocalização no corpo do texto, o título, Hn e tags de meta descrição. Tenha cuidado, varie os termos e expressões relacionados à sua localização .

Por exemplo, não adicione “restaurante em SP” em cada parágrafo, varie as palavras usadas. Insira, por exemplo: “restaurante Sampa”, “marmita em SP”, “Churrascaria em SP”, etc.

Uma lista de produtos no Google Meu negócio, conteúdos como fotos

Conforme indicado acima: 76% dos internautas acabam visitando uma loja depois de consultar sua página do Google Meu Negócio  !

Uma ficha do Google Meu Negócio é uma espécie de cartão de visita on-line e oferece dupla visibilidade: no Google Maps  e nos  primeiros resultados de pesquisa do  Google. Estar presente nesses sites trará a você um tráfego mais qualificado e, assim, você terá mais oportunidades de  conversões  .

A listagem do Google Meu negócio é gratuita. Para otimizá-lo da melhor forma possível, preencha os seguintes campos:

  1. Seus dados de contato : seu número de telefone e endereço estão disponíveis para que os clientes possam facilmente entrar em contato com você; 
  2. O seu horário de funcionamento : pode adaptá-lo aos períodos e assim estabelecer horários de funcionamento excepcionais (como é o caso, por exemplo, durante este período pandémico); 
  3. Seu site: a URL do seu site está disponível para que o usuário possa acessá-lo com um clique; 
  4. A sua geo-localização no Google Maps: o endereço da sua loja física é automaticamente associado ao Google Maps. Isso tornará mais fácil para o usuário da Internet chegar à sua loja; 
  5. Suas fotos : esta opção permite que você tenha uma “vitrine” online, e assim mostre os produtos que oferece ou mesmo o interior da sua loja por exemplo. Use este recurso para fazer o usuário da Internet querer se mover. 
  1. Nota: As opiniões dos internautas também estão presentes nesta ficha. Eles podem dar a você uma classificação de 5 (com estrelas). Um trunfo, quando sabemos a importância dos comentários dos clientes para a decisão de compra ou para incentivar os clientes a virem à loja.

Um site responsivo

Outra forma de melhorar seu SEO local é ter um site adaptado para dispositivos móveis , principalmente smartphones.

Na verdade, hoje, os consumidores estão cada vez mais conectados por meio de seus telefones celulares. Um número para lembrar: 94% dos usuários de smartphones usam para pesquisas locais!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras