Connect with us

Sem categoria

Inaugurada nova sede do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região/Bahia

Publicado

em

Um espaço de 421m2 de área, onde estarão reunidas a Presidência e a Superintendência Executiva, e os setores Administrativo-financeiro,  Atendimento, Secretaria, Orientação e Fiscalização, Jurídico, Comunicação e Tecnologia da Informação. Assim é a sede própria do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região Bahia (CREF13/BA), inaugurada no dia 16 de março, em uma cerimônia que contou com a presença do presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, que estava acompanhado por sua diretoria e Conselheiros Federais; presidentes dos CREFs dos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco/Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso; Conselheiros e colaboradores do CREF13; além de autoridades políticas, militares e presidentes de outros Conselhos de Classe.

Localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador, o espaço vai garantir melhores condições de trabalho aos colaboradores do Conselho, além de possibilitar mais conforto e comodidade aos profissionais de Educação Física e demais usuários da autarquia.

Durante a solenidade, o presidente do CREF13/BA, Paulo César Vieira Lima, disse que a inauguração da sede própria é uma grande conquista para o Conselho que teve sua história iniciada em 2004 – quando reunia os estados de Bahia e Sergipe – e encerrada em 2016 quando Sergipe adquiriu autonomia e deu origem ao CREF20.

“Neste período, de 2004 a 2016, tivemos uma receita sempre crescente, mas a infraestrutura também cresceu. Criamos o Departamento de Orientação e Fiscalização (DEOFIS), realizamos concurso público e houve o surgimento da seccional de Sergipe”, relatou Paulo César.

Seguindo o processo de desenvolvimento, de 1999 à 2004, havia uma média de 621 registros/ano de pessoa física. De 2013 à 2015, esta média passou para 1100 registros/anos. Já o número de registro de pessoa jurídica, de 1999 à 2004, a média era de 46 registros/ano. De 2013 à 2015, este número passou para 256 registros/ano.

No setor jurídico, ele destacou duas ações cíveis públicas que envolveram o Conselho: a primeira, foi contra o Ministério Público sobre Licenciatura e Bacharelado, onde ficou estabelecido que, por serem graduações distintas, possuem áreas de atuações distintas. A outra ação foi contra o estado da Bahia onde ficou determinado que todo profissional de Educação Física do estado precisa ter registro no Conselho.

“Me orgulho muito de ter implantado o Departamento de Orientação e Fiscalização, o DEOFIS. Realizamos concurso público para a contratação de agentes de orientação e fiscalização e adquirimos veículos e equipamentos. De 2009 à 2016 foram realizadas 39.550 visitas em mais de 300 municípios da Bahia e de Sergipe. Nosso principal objetivo é combater o exercício ilegal da profissão”, disse Paulo César.

Todas as informações relatadas pelo presidente estão no Relatório Gerencial 2004-2016 Regional Bahia/Sergipe, publicação histórica – que foi lançada durante a inauguração da nova sede – onde está registrada a trajetória do CREF13 Bahia/Sergipe.

O presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, destacou os 20 anos de regulamentação da profissão e parabenizou à toda a equipe do CREF13 pela conquista do novo espaço.

Novos Tempos
A partir de 2017, com o desmembramento do estado de Sergipe, O CREF13 precisou se reorganizar. Para isso, foi implantado um sistema de gestão para aprimorar o acompanhamento e monitoramento das atividades do Conselho, englobando a revisão de procedimentos de padrões gerenciais, operacionais e de planejamento.

O sistema fornece indicadores que vão otimizar o serviço de atendimento ao público e auxiliar na programação de um Plano de Visitas para o setor de Orientação e Fiscalização, com roteiros pré-definidos e monitorados e apresentação de relatórios de atividade executada. Tudo isso sendo acompanhado por uma Auditoria Interna e pela Ouvidoria.

Para interiorizar as ações do Conselho, foi implantado também o CREF13 Itinerante que leva, ao profissional do interior, serviços como renovação de cédulas, negociação de débitos e regularização de estabelecimentos comerciais e de novos profissionais de Educação Física.

A oferta de cursos gratuitos para a atualização do profissional terá continuidade, contemplando as principais cidades polo da Bahia.

Fonte: Ascom CREF13/BA

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *