Siga-nos

Eleições 2024

Pesquisa AtlasIntel aponta empate técnico em Barreiras

Otoniel Teixeira e Tito lideram com diferença mínima; Danilo Henrique busca crescer na reta final

Publicado

em

Pesquisa AtlasIntel Barreiras

Pesquisa AtlasIntel revela disputa acirrada pela Prefeitura de Barreiras, com candidatos em empate técnico | Foto: Mosaico Falabarreiras

Pesquisa AtlasIntel Barreiras revela disputa acirrada entre candidatos

Notícias de Barreiras BA:  A primeira pesquisa AtlasIntel/A TARDE realizada em Barreiras, Oeste da Bahia, aponta uma disputa eleitoral acirrada pela prefeitura, com um cenário de empate técnico entre Otoniel Teixeira (União Brasil) e Tito (PT). O levantamento, realizado entre os dias 2 e 8 de agosto de 2024, indica que Otoniel lidera com 30,8% das intenções de voto, seguido de perto por Tito com 29,9%. Danilo Henrique (PP) aparece em terceiro lugar com 22,6%, enquanto Davi Schmidt (Novo) soma 11,9%.

Corrida acirrada até o fim

Em uma análise mais detalhada dos votos válidos, a diferença entre os dois primeiros colocados diminui ainda mais. Otoniel Teixeira tem 32,3% dos votos válidos, enquanto Tito aparece com 31,5%, deixando uma margem inferior a um por cento entre os dois. Danilo Henrique, com 23,7%, se mantém a apenas nove pontos do líder, enquanto Davi Schmidt tem 12,5%.

Pesquisa AtlasIntel Barreiras

Cenário da disputa em Barreiras | Foto: AtlasIntel/Reprodução

O diretor de Risco Político da AtlasIntel, Yuri Sanches, destaca que a decisão final pode ser influenciada pela movimentação de votos, especialmente aqueles de Davi Schmidt, que podem beneficiar Danilo Henrique. “Pode haver uma dinâmica de voto útil que favoreça tanto Otoniel quanto Danilo”, analisa Sanches.

Polarização influencia eleição

A polarização política também se faz presente nesta eleição municipal, refletindo as divisões ideológicas nacionais. Otoniel, além de ser o candidato do atual prefeito Zito Barbosa, conta com o apoio significativo dos eleitores bolsonaristas. Ele lidera entre os que votaram em João Roma e Jair Bolsonaro na última eleição.

Por outro lado, Tito capitaliza os votos dos eleitores de menor renda e educação, além daqueles beneficiados pelo Bolsa Família. Ele também é o preferido dos eleitores que apoiaram o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, embora sua vantagem nesse segmento não seja tão expressiva quanto a de Otoniel entre os bolsonaristas.

Telhado de vidro na gestão de Zito Barbosa

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE também analisou a aprovação dos principais líderes políticos em Barreiras. O prefeito Zito Barbosa é aprovado por 48% dos eleitores entrevistados, enquanto o presidente Lula conta com 46% de aprovação e o governador Jerônimo Rodrigues com 43%.

No entanto, a gestão de Zito enfrenta críticas significativas na área da saúde, apontada como o principal problema do município por 77,9% dos eleitores. Outras questões como transporte público (35,6%), corrupção (29,8%), criminalidade (25,9%), engarrafamentos (23%) e educação (22,7%) também foram destacadas. “A saúde é um telhado de vidro para Otoniel, que terá de responder pela administração de Zito”, observa Yuri Sanches. Tito, por sua vez, pode utilizar seu alinhamento com os governos estadual e federal para prometer melhorias, mas precisa manter o equilíbrio para não perder apoio entre eleitores anti-petistas.

Pesquisa AtlasIntel Barreiras

Gestão de Zito enfrenta ponto crítico na Saúde | Foto: AtlasIntel/Reprodução

Desafios para os candidatos

Otoniel Teixeira enfrenta o desafio de consolidar o apoio dos eleitores de Zito Barbosa, enquanto Tito precisa equilibrar seu alinhamento com os governos estadual e federal para atrair tanto os eleitores petistas quanto os anti-petistas. Danilo Henrique, por sua vez, luta para aumentar seu reconhecimento entre os eleitores, sendo ainda desconhecido por uma parte significativa da população.

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE ouviu 797 pessoas em Barreiras, com uma margem de erro de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. A eleição segue indefinida, com os candidatos buscando consolidar suas bases eleitorais na reta final da campanha.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações do ATarde

Falabarreiras, notícia é pra sempre!