Siga-nos

Eleições 2024

ELEIÇÕES 2022:
Nova pesquisa eleitoral na Bahia aponta Jerônimo Rodrigues (PT) à frente de ACM Neto

A disputa pelo governo da Bahia parece não estar completamente definida, conforme aponta pesquisa AtlasIntel…

Publicado

em

Pesquisa Eleitoral

Montagem Folha Uol

Uma nova pesquisa realizada pela AtlasIntel, contratada pelo grupo A TARDE e divulgada nesta quinta-feira (22), aponta uma disputa acirrada entre ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT), com uma diferença de apenas quatro pontos percentuais entre os dois.

Os números informam que o candidato petista, que tinha 32,6% na primeira pesquisa realizada em julho, apresenta um crescimento de 11,9%, passando a 44,5 pontos percentuais. Desse modo, a pesquisa mostra que o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, já aparece numericamente à frente de ACM Neto (União Brasil).

De acordo com o levantamento, o petista tem 44,5% das intenções de voto contra 40,5% do ex-prefeito de Salvador. Na sequência, aparecem João Roma (PL), com 9,4%, e Kleber Rosa (PSOL), com 1,2. Os candidatos Giovani Damico (PCB) e Marcelo Miller aparecem com apenas 0,1% das intenções de voto dos baianos.

O instituto também monitorou cenários de segundo turno. Segundo a pesquisa, haverá um empate técnico entre o candidato apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), que tem 47%, e ACM, que fica com 45,7%.

Já para senador, o candidato Otto Alencar (PSD) aparece com 47,5% das intenções de votos contra 18,4% do segundo colocado Cacá Leão (PP). Em terceiro lugar, a candidata Raíssa Soares (PL) aparece com 13% e Tâmara Azevedo (PSOL) com apenas 4,1% das intenções de votos.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1600 eleitores por telefone entre os dias 16 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, contratada pelo jornal A Tarde, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-08359/2022.

Osmar Ribeiro

Fala Barreiras