Siga-nos

Mundo

Espanha se adapta às novas normas de uso de aparelhos eletrônicos em aviões

Publicado

em

Por: Sandra Cristina – correspondente na Espanha

Desde o início dessa semana, os passageiros dos vôos sobre o céu espanhol podem utilizar seus aparelhos eletrônicos em todas as fases do voo.

01O Ministério do Fomento publicou nesta quinta, 09, em Boletim Oficial do Estado, a nova regularização, elaborada pela Agência Estatal de Segurança Aérea (AESA), que inclui os requisitos europeus para o uso de Dispositivos Eletrônicos Portáteis a bordo dos aviões.

A nova normativa permitirá utilizar durante todas as fases dos vôos, os aparelhos eletrônicos pessoais, como os livros eletrônicos, mp3 ou os tablets, sempre que estejam em “modo avião”.

Até o momento, se permitia seu uso a mais de 10.000 pés, mas nunca nas fases críticas dos vôos, que são a aterrizagem e decolagem.

Uma exceção a estes aparelhos eletrônicos é para os computadores portáteis, que seguirão sem poder ser utilizados durante decolagem e aterrizagem, exclusivamente, devido ao seu tamanho, aconselha-se que esteja devidamente guardados durante essas fases do voo.

O novo regulamento entra em vigor hoje, 10, mas a decisão final de permitir o uso deste tipo de aparelhos em todas as fases dos vôos será de cada companhia aérea, que deve adaptar seus procedimentos aos requisitos exigidos na nova normativa, e depois, estas terão que ser aprovadas pela Agência Estatal de Segurança Aérea.

Portanto, será a companhia aérea, uma vez cumpridas as condições de segurança exigidas, a que decidirá se os passageiros podem ter dispositivos eletrônicos ligados em “modo avião” durante todas as fases do voo. Em qualquer caso, os passageiros deverão cumprir sempre as instruções do comandante de cada avião.

Osmar Ribeiro

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras