Siga-nos

Mundo

PAÍS VASCO: Milhares de pessoas marcharam pela paz e pelos presos do grupo separatista ETA

Publicado

em

Por: Sandra Cristina – correspondente na Espanha

01Segundo a polícia municipal espanhola, cerca de 100 mil pessoas se manifestaram na tarde do último sábado nas ruas de Bilbao em resposta ao chamamento de partidos e sindicatos de todo meio nacionalista Vasco em uma passeata onde se ouviram gritos a favor dos presos do grupo separatista ETA.

Não houve incidentes durante a manifestação, que foi convocada de acordo com decisão do juiz, em caráter de silêncio.

Participaram dirigentes políticos do Partido Nacionalista Vasco e das formações que integram a coalizão do grupo.

A pesar da manifestação ter direito a se realizar em silêncio, desde o começo se podia ouvir gritos como “presoak Kalera, amnistía osoa”, ou seja, “presos na rua, anistia geral” e ainda “presoak etxera” “presos à casa”. Além dos gritos, muitos manifestantes colocaram no peito adesivos da associação de familiares do ETA Etxerat.

No final da manifestação, o porta voz do PNV no parlamento Vasco, Joseba Agibar, disse que o objetivo de seu partido é trabalhar para “consolidar definitivamente um cenário de paz e convivência” em Euskadi (Pátria Vasca).

De acordo com declaração de Sortu Hasier Arraiz, presidente do Partido Independista, a situação que levou a esta manifestação em Bilbao “demostra que o Estado Espanhol não quer um cenário de paz, democracia e liberdade para o país Vasco”.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *