Siga-nos

Bahia

Turismo na Bahia ultrapassa média nacional com crescimento robusto

Setor turístico baiano registra avanço de 13,9% em comparação aos 7,9% do Brasil, reforçando a força do turismo local

Publicado

em

Turismo baiano

A Bahia celebra um crescimento turístico impressionante, superando a média nacional e reafirmando o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil | Foto: AWB

O turismo baiano mantém uma trajetória de sucesso, superando as expectativas com um crescimento significativo de 13,9% de janeiro a setembro, em contraste com a média nacional de 7,9%. Este notável avanço é destacado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) analisando os dados positivos.

O crescimento turístico da Bahia

foi ainda mais acentuado em setembro, alcançando 17,1%, o que representa mais que o dobro da média do Brasil, que foi de 6,4%. Estes números são celebrados pelo titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que vê os resultados como fruto de uma colaboração efetiva entre o poder público e a iniciativa privada. Ele reitera, contudo, a importância de manter o ímpeto para garantir que o turismo baiano continue sua expansão.

O otimismo é compartilhado por Jean Paul Gonze, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), que destaca o investimento em uma temporada de movimento histórico. A importância do crescimento turístico também é reconhecida no setor de bares e restaurantes, onde Luiz Henrique do Amaral, presidente-executivo da seccional Bahia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aponta para a recuperação pós-pandemia e os resultados positivos que estão sendo colhidos graças ao turismo em ascensão.

O turismo baiano está em um momento crucial, não apenas celebrando um desempenho econômico acima da média, mas também estabelecendo a base para um futuro ainda mais promissor.

Osmar Ribeiro

Fala Barreiras