Siga-nos

Bahia

Territórios da Palavra: Participe do projeto que publica textos e artes de moradores da Região Oeste

A Revista Eletrônica Territórios da Palavra vai publicar produções textuais e artísticas de moradores e residentes de 3 regiões da Bahia.

Publicado

em

Não é novidade que a Bahia é celeiro de grandes autores. Jorge Amado, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro, bem como o sucesso mais recente, Itamar Vieira Júnior, são alguns dos nomes mais famosos. E numa terra tão rica de palavras e cultura, é claro que até escritores anônimos produzem um trabalho de qualidade. E foi justamente para alcançar essas pessoas que o Projeto Territórios da Palavra foi lançado.

Na verdade, o objetivo desse Projeto é muito mais do que divulgar as produções culturais de anônimos. Seu foco é dar visibilidade à produção cultural no interior do estado, que muitas vezes é esquecido pelos programas de incentivo a escrita e ilustração, impedindo a divulgação do trabalho dos artistas e escritores regionais.

Por isso, o projeto vai lançar a Revista Eletrônica Territórios da Palavra, na qual serão divulgados os trabalhos desses criadores invisíveis, mas que sonham em compartilhar seus saberes e criações com o mundo – e tudo de forma gratuita!

Entenda abaixo como participar desse projeto:

Quem faz o Projeto Territórios da Palavra?

O projeto foi criado quatro mulheres: Giovanna Brandão (Publicitária/ UFOB), Mariana Bomfim (Graduanda em Ciências Sociais/ Antropologia), Tâmara Rossene (Mestre em Crítica Cultural/ UNEB) e Tatiana Brandão (Design Gráfico/ UEMG). 

Elas se juntaram em torno de um ideal, que é reunir em um único lugar a diversidade e vida de três Territórios Baianos, que pode ser expressa por meio da palavra, da imagem e da arte. 

Para isso, elas revolveram dar voz à população dos municípios do Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente, que poderão compartilhar suas criações literárias e culturais através da Revista Eletrônica Territórios da Palavra.

Vale ressaltar que esse projeto foi selecionado através do Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Programa Aldir Blanc Bahia

, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Territórios da Palavra
As mulheres do Projeto Territórios da Palavra. Fonte: Instagram.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que seja natural ou residente de algum município localizado nos Territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente podem compartilhar suas produções textuais e artísticas gratuitamente através desse projeto.

Que tipo de material pode ser enviado?

As pessoas que se enquadram nos grupos citados anteriormente podem enviar suas produções textuais e artíticas nos seguintes formatos:

  • Fotografias, acompanhadas de legendas com, no máximo, 2 linhas;
  • Ilustrações;
  • Poemas, com no máximo uma lauda;
  • Artigos, com no máximo 4 laudas (Confira os eixos temáticos no edital);
  • Crônicas, no máximo 2 laudas;
  • Contos, no máximo 2 laudas.

Vale lembrar que os interessados podem enviar produções textuais e artísticos sobre vários assuntos, não apenas sobre questões regionais.

Como se inscrever no Projeto Territórios da Palavra?

As inscrições para participar desse projeto já estão abertas e se encerram no dia 26 de maio de 2021.

Para participar, os interessados podem enviar seus trabalhos para o e-mail [email protected]

E quem quiser mais informações sobre esse projeto, pode acessar o Instagram Territórios da Palavra e confira o edital no link abaixo.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO TERRITÓRIOS DA PALAVRA

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Fala Barreiras