Siga-nos

Bahia

Territórios da Palavra: Participe do projeto que publica textos e artes de moradores da Região Oeste

A Revista Eletrônica Territórios da Palavra vai publicar produções textuais e artísticas de moradores e residentes de 3 regiões da Bahia.

Publicado

em

Não é novidade que a Bahia é celeiro de grandes autores. Jorge Amado, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro, bem como o sucesso mais recente, Itamar Vieira Júnior, são alguns dos nomes mais famosos. E numa terra tão rica de palavras e cultura, é claro que até escritores anônimos produzem um trabalho de qualidade. E foi justamente para alcançar essas pessoas que o Projeto Territórios da Palavra foi lançado.

Na verdade, o objetivo desse Projeto é muito mais do que divulgar as produções culturais de anônimos. Seu foco é dar visibilidade à produção cultural no interior do estado, que muitas vezes é esquecido pelos programas de incentivo a escrita e ilustração, impedindo a divulgação do trabalho dos artistas e escritores regionais.

Por isso, o projeto vai lançar a Revista Eletrônica Territórios da Palavra, na qual serão divulgados os trabalhos desses criadores invisíveis, mas que sonham em compartilhar seus saberes e criações com o mundo – e tudo de forma gratuita!

Entenda abaixo como participar desse projeto:

Quem faz o Projeto Territórios da Palavra?

O projeto foi criado quatro mulheres: Giovanna Brandão (Publicitária/ UFOB), Mariana Bomfim (Graduanda em Ciências Sociais/ Antropologia), Tâmara Rossene (Mestre em Crítica Cultural/ UNEB) e Tatiana Brandão (Design Gráfico/ UEMG). 

Elas se juntaram em torno de um ideal, que é reunir em um único lugar a diversidade e vida de três Territórios Baianos, que pode ser expressa por meio da palavra, da imagem e da arte. 

Para isso, elas revolveram dar voz à população dos municípios do Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente, que poderão compartilhar suas criações literárias e culturais através da Revista Eletrônica Territórios da Palavra.

Vale ressaltar que esse projeto foi selecionado através do Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Programa Aldir Blanc Bahia

, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Territórios da Palavra
As mulheres do Projeto Territórios da Palavra. Fonte: Instagram.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que seja natural ou residente de algum município localizado nos Territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente podem compartilhar suas produções textuais e artísticas gratuitamente através desse projeto.

Que tipo de material pode ser enviado?

As pessoas que se enquadram nos grupos citados anteriormente podem enviar suas produções textuais e artíticas nos seguintes formatos:

  • Fotografias, acompanhadas de legendas com, no máximo, 2 linhas;
  • Ilustrações;
  • Poemas, com no máximo uma lauda;
  • Artigos, com no máximo 4 laudas (Confira os eixos temáticos no edital);
  • Crônicas, no máximo 2 laudas;
  • Contos, no máximo 2 laudas.

Vale lembrar que os interessados podem enviar produções textuais e artísticos sobre vários assuntos, não apenas sobre questões regionais.

Como se inscrever no Projeto Territórios da Palavra?

As inscrições para participar desse projeto já estão abertas e se encerram no dia 26 de maio de 2021.

Para participar, os interessados podem enviar seus trabalhos para o e-mail [email protected]

E quem quiser mais informações sobre esse projeto, pode acessar o Instagram Territórios da Palavra e confira o edital no link abaixo.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO TERRITÓRIOS DA PALAVRA

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *