Siga-nos

Agro

Defesa e Vigilância Sanitária são destaques no Congresso de Veterinária

Publicado

em

01A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, comprometida com o estudo e pesquisa científica da medicina veterinária, encerrou sua participação no 40º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (Conbravet), realizado no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. Nesta quinta-feira, o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, participou do painel sobre Programas Agropecuários e o desenvolvimento sustentável, onde foram discutidos assuntos como os aspectos produtivos e sanitários em rebanhos leiteiros e seus impactos na saúde humana.

“Participar de um evento técnico da área animal em que a sanidade é discutida com prioridade é um orgulho para mim, médico veterinário, presidente da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) e diretor-geral da Adab”, destacou Torres. “É gratificante poder contribuir para a formação de jovens estudantes e para o crescimento dos profissionais diante da importância da sanidade animal para a pecuária baiana”.

Durante todo o evento assuntos que englobam a Defesa e Vigilância Sanitária foram discutidos, entre eles a sanidade n a aqüicultura, abordando o controle e erradicação de enfermidades de animais aquáticos, as zoonoses de pescado e seus riscos para a saúde humana, a qualidade da carne de aves e suínos, bem como a Educação Sanitária nos trabalhos de Saúde Animal e Ambiental.

Os avanços no diagnóstico e controle do mormo no Brasil e o Programa Nacional de Controle da Tuberculose e Brucelose também foram contemplados, além das considerações sobre o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, por meio das políticas para o controle do status Brasil livre de Aftosa.

“Eventos como este que reúne médicos veterinários e epidemiologistas de todo mundo são importantes para podermos aprender com as experiências dos colegas e ressaltar a necessidade da defesa pecuária para o agronegócio, mas, principalmente para a harmonia entre a saúde humana e animal”, finalizou Paulo Emílio Torres, enfatizando que a Bahia é destaque na defesa agropecuária no cenário nacional.

Fonte: Ascom Adab

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *