Connect with us

Bahia

Bahia reforça segurança pública com viaturas semiblindadas e convocação estratégica de PMs da Reserva

Governo entrega 84 novas viaturas semiblindadas para reforçar frota da PMBA e convoca policiais aposentados para funções administrativas

Publicado

em

Viaturas semiblindadas

Governo da Bahia entrega novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar, fortalecendo o patrulhamento ostensivo e a segurança nas ruas | Foto: Rafael Martins/GovBA

Em um movimento voltado para o fortalecimento das forças de segurança pública, o governo da Bahia realizou uma cerimônia marcante nesta quarta-feira (9) no Farol da Barra, em Salvador. O evento foi marcado pela entrega de 84 novas viaturas semiblindadas, as quais integrarão a frota dos 13 comandos regionais das Rondas Especiais (Rondesp) da Polícia Militar da Bahia (PMBA), abrangendo todo o estado. Esta iniciativa soma-se à distribuição prévia de seis veículos para o comando Meio Oeste, localizado em Bom Jesus da Lapa, totalizando um acréscimo de 90 viaturas à segurança estadual.

O destaque fica por conta da robusta composição da frota, compreendendo 60 viaturas do modelo GM S10, gentilmente locadas pelo Governo da Bahia, e 27 do modelo GM Trailblazer, que se apresentam semiblindadas e foram adquiridas por um investimento de mais de R$ 9 milhões por parte do executivo estadual. Estes recursos foram direcionados através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), indicando um compromisso sólido com a proteção dos cidadãos baianos.

Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior, não apenas enfatizou a importância do reforço na segurança, mas também anunciou futuras ações nesse sentido. Mais 17 viaturas semiblindadas estão programadas para serem entregues à região extremo sul do estado, uma decisão estratégica diante dos acontecimentos recentes. “Estamos entregando viaturas semiblindadas, as portas laterais, o capuz e vidro dianteiro [são blindados], uma estratégia em função dos últimos acontecimentos, da quantidade de viaturas atingidas nesses locais”, afirmou o governador.

Ainda dentro desse contexto, o governador compartilhou a realização de testes de câmeras corporais nos uniformes dos policiais, uma medida que busca aprimorar a transparência das operações e fortalecer a prestação de contas à sociedade. Estes testes pioneiros estão programados para serem executados nos próximos dez dias.

Marcelo Werner, secretário de Segurança Pública, destacou a importância das viaturas semiblindadas para a proteção dos policiais diante da crescente complexidade da criminalidade. Nos últimos dois anos, foram registrados ataques a 130 viaturas durante operações ostensivas tanto na capital quanto no interior do estado. Werner também pontuou a melhoria nas condições de trabalho dos agentes como parte do investimento em unidades físicas das polícias Militar e Civil, um esforço que visa aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.

O comandante-geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho, sublinhou o impacto positivo das ações integradas de segurança implementadas pelo Governo do Estado. Essas medidas têm contribuído para a redução da criminalidade nos primeiros seis meses deste ano. “Tivemos a redução de crimes letais e intencionais; tivemos redução na nossa capital de roubo a coletivos e a instituições financeiras. Esse processo integrativo é muito importante”, reiterou o Coronel Coutinho, que revelou planos de incorporar um total de 150 veículos blindados à frota, representando um investimento de R$ 36 milhões.

Além do reforço veicular, o governo anunciou uma convocação estratégica de policiais militares da reserva remunerada. Jerônimo Rodrigues informou que um edital será publicado no Diário Oficial, convidando 550 homens e mulheres para retornar à ativa em funções administrativas. Esses agentes atuarão em atividades específicas, como motorista administrativo, auxiliar administrativo, auxiliar de apoio logístico e almoxarifado, auxiliar de informática, músico/instrumentista, suporte técnico de aeronaves, guarda de quartéis da Polícia Militar e de prédios públicos. A presença desses profissionais contribuirá para aprimorar a eficiência operacional e administrativa dos Comandos de Policiamento, tanto na capital quanto no interior do estado, além dos Comandos Especializados e unidades administrativas.

A Bahia dá um passo sólido em direção a um ambiente mais seguro, investindo em recursos humanos e equipamentos de ponta. A entrega das viaturas semiblindadas e a convocação estratégica de policiais da reserva refletem o compromisso do governo em proteger seus cidadãos e combater a criminalidade de forma assertiva e proativa. Com a união de esforços e investimentos, a Bahia caminha para um futuro mais seguro e resiliente.