Siga-nos

Meu Pet

Você sabia que cães também podem ter gengivite? Saiba como prevenir

Publicado

em

Gengivite não é apenas doença dos seres humanos. Dores, sangramento e irritação estão entre os principais sintomas dessa inflamação que afeta também a gengiva dos cães. O problema é comum e pode ser prevenido, mas, caso seja confirmado, é preciso de acompanhamento veterinário e medicação para o combate da infecção. “O ideal é cuidar para que os cães não desenvolvam inflamações e infecções na boca. Para isso, é preciso sempre estar atento à higienização bucal dos animais, que é a melhor forma de prevenir diversos problemas de saúde”, explica a médica veterinária e analista técnica de marketing da linha de pets da Syntec do Brasil, Suzana Melo.

De acordo com a pesquisa Radar Pet, da Comissão de Animais de Companhia, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, a preocupação de tutores com a saúde de seus pets aumenta cada vez mais. Segundo a pesquisa, 68% das visitas ao veterinário em 2021 foram para consultas preventivas e 54% para consultas diagnósticas. “A saúde dos animais de companhia tem sido tão importante n

o lar quanto das pessoas. Afinal, os pets são membros da família. Também existe uma grande preocupação com o envelhecimento do pet e o cuidado com a saúde preventiva dos animais”, lembra a veterinária.  

Suzana alerta que as visitas ao veterinário devem ser periódicas. No entanto, em casos de problemas já existentes, essa rotina deve ser ainda mais eficaz. “Ao menor sinal de infecção é preciso procurar um especialista. Apenas ele pode dizer qual o problema do cão e como tratá-lo. Em hipótese alguma os tutores devem medicar seus pets por conta própria. Isso pode ser muito prejudicial ao pet”.

A gengivite ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes dos cães e provocam vermelhidão, mau hálito, irritabilidade, desconforto, dificuldade para se alimentar e inchaço gengival. “A gengiva inflamada pode comprometer a saúde do pet em diversos aspectos. Como a região fica sensível e dolorida, muitas vezes o animal não consegue mastigar direito os alimentos. Sendo assim, a tendência é que coma menos e, com baixa de nutrientes, pode desenvolver outras doenças”, esclarece a especialista da Syntec.

O tratamento é simples: vai desde a escovação e limpeza, em casos menos graves, até remédios para gengivite e, em casos mais graves, à extração de dentes. “Apesar do tratamento simples, o processo da gengivite acontece de forma gradual. Aos poucos, a estrutura da gengiva do pet vai sendo destruída. Se não for tratada a tempo, pode evoluir para quadros mais graves, atingindo a circulação sanguínea. Ao perceber os primeiros sintomas no seu cachorro, procure um veterinário”, reforça Suzana.

Para prevenir o aparecimento e o crescimento de placas bacterianas, a Syntec do Brasil oferece o gel para higienização bucal Geltec®. Importante aliado dos tutores, a solução reduz significativamente a deterioração da saúde bucal, prevenindo placa bacteriana, tártaro e controle do mau hálito. Geltec® é indicado para aplicações pelo menos duas a três vezes por semana e tem a vantagem de poder ser engolido pelos pets, já que é altamente seguro.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *