Siga-nos

Esporte

Pesquisa indica que esportes ensinam crianças a persistirem em suas metas

Resiliência e força de vontade se mostraram mais presentes em adultos que praticavam esportes na infância

Publicado

em

Esportes coletivos trazem diversos benefícios para crianças e adolescentes

Quando o assunto é educação, ter uma rotina para aprender a ter responsabilidades, cultivar o hábito da leitura e aprender noções de cidadania são alguns dos fatores apontados como essenciais para preparar as crianças para a vida. Recentemente, uma pesquisa da Universidade de Ohio (EUA) adicionou a essa lista a prática de esportes na infância. 

Segundo os pesquisadores, as lições aprendidas com as atividades esportivas podem trazer benefícios que se estendem até a vida adulta — e não apenas na saúde física. Entre os participantes do estudo, publicado no periódico Leisure Sciences, 34% dos que praticavam esportes enquanto crianças demonstraram maiores níveis de força de vontade. Entre os que não tinham esse hábito, o índice de adultos perseverantes foi de 23%.

Alguns dos aprendizados destacados são o enfrentamento de desafios, a capacidade de tentar novamente quando se depara com um fracasso e a resiliência de lidar com as dificuldades que são naturais quando se tenta desenvolver novas habilidades.

Segundo o coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Santa Maria, Honório Petersen Hungria Jr , o esporte é capaz de fazer aflorar habilidades essenciais na criança. Muitas dessas habilidades ela levará para toda sua vida adulta. “Jovens praticantes das modalidades coletivas, como: futebol, basquetebol, handebol e voleibol, por exemplo, desenvolvem o “espírito de equipe” em que o sucesso depende da boa relação e entendimento do grupo e não apenas dela”, ressalta.

Esse tipo de aprendizado desempenha um papel importante na construção da personalidade e no desenvolvimento emocional dos pequenos, já que saber lidar com as emoções negativas e perceber as necessidades de quem está ao redor, por exemplo, são pilares de soft skills 

como inteligência emocional, empatia e flexibilidade.

Hungria destaca que, junto com a família, a escola deve ser promotora da prática esportiva. “O esporte e a atividade física são ferramentas pedagógicas que atuam na formação dos jovens e crianças, preparando cada um para a vida em sociedade”, analisa.

Confira outros benefícios dos esportes para o desenvolvimento infantil:

  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Melhora da disposição geral, pois a atividade física libera hormônios importantes como a endorfina e a serotonina, conhecidos como os “hormônios do bem-estar”;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora a memória, a concentração e a capacidade de aprendizagem.

Sobre os Colégios Maristas: 
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras