Siga-nos

Barreiras

Tribuna Popular na Câmara de Barreiras abordará prevenção e diagnóstico do Câncer de Próstata

A exposição na Tribuna do Legislativo Barreirense será nessa quarta-feira (9), às 19h30, no plenário da Casa…

Publicado

em

Câncer de Próstata

Câmara de Vereadores de Barreiras | Foto: Reprodução Site da Câmara

O Câncer de Próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. É um tipo de câncer que cresce lentamente e não costuma apresentar sintomas. Porém em estágios mais avançados pode causar dificuldade para urinar e presença de urina com sangue.

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade. Com o aumento da expectativa de vida, a tendência é que se observe maior incidência da doença. Por isso é importante rastrear se há esse tipo de câncer a partir dos 45 anos. Os exames rotineiros são os principais meios para detectar a doença rapidamente. Porém, por mais que o hábito pareça básico, muitos brasileiros deixam as consultas médicas em segundo plano.

Diante da necessidade de conscientização da população acerca da prevenção do câncer de próstata, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barreiras realizará nesta quarta-feira (9), às 19h30, no plenário da Casa, uma sessão especial com Tribuna Popular no contexto da campanha Novembro Azul, mês durante o qual se intensificam as mensagens e atividades de conscientização ao câncer de próstata.

A exposição na Tribuna do Legislativo Barreirense será sobre “prevenção e diagnóstico do câncer de próstata”, tendo por convidado José Itamar Dias dos Santos, enfermeiro e coordenador do Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), unidade inovadora que faz parte da estrutura de atendimento humanizado da Secretaria Municipal de Saúde.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele (não melanoma).

Fala Barreiras