Siga-nos

Barreiras

Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha: Novo Marco para Barreiras

Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha resgata memória e traz modernidade para Barreiras

Publicado

em

Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha resgata memória e traz modernidade para Barreiras

As obras do Parque Engenheiro Geraldo Rocha avançam em Barreiras, prometendo modernidade e preservação ambiental | Foto: Rodrigo Ribeiro/Agência Ôpa/Falabarreiras

Notícias de Barreiras: Muitos barreirenses sentem saudades das memoráveis feiras agropecuárias realizadas no antigo Parque de Exposições de Barreiras. Local de encontros e negócios, onde se podia ver grandes shows e rodeios, hoje o espaço está em transformação. O Parque de Exposições dará lugar ao Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, uma área moderna que promete resgatar a memória afetiva dos barreirenses.

Investimento e TAC

No dia 15 de agosto de 2022, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha. Já estamos próximos a dois anos dessa assinatura, e as obras ainda não terminaram. O prefeito Zito Barbosa destacou: “Com recursos próprios da prefeitura, estamos comprando ali um TAC, que foi firmado em gestões anteriores, com o Ministério Público. A previsão era de entregar até o final de 2023, mas não foi possível. A obra já está em torno de 90% pronta. O investimento de mais de 14 milhões de reais será um marco para Barreiras, um divisor na área do lazer e do esporte”.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DE BARREIRAS!

Transformação e Objetivos

O Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, resultado de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em julho de 2020 (embora o prefeito ter afirmado ter sido em gestões anteriores), substituirá o antigo Parque de Exposições. Localizado na curva do Rio Grande, em frente ao cais da cidade, o parque possui 445.000 metros quadrados com características singulares, como reserva de mata nativa e relevo diferenciado.

Um Espaço para Todos

O objetivo do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha é preservar ecossistemas naturais e promover atividades de educação ambiental, pesquisa e turismo ecológico. Com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, o parque oferecerá lazer e prática de esportes para a população, com pistas de corrida, ciclofaixas, pista de skate, quadras poliesportivas, nova iluminação, quiosques, área para piquenique, parque infantil, academia ao ar livre, e segurança com monitoramento eletrônico e presencial.

Memória e Modernidade

Ao transformar o antigo Parque de Exposições, a Prefeitura de Barreiras procura preservar a memória afetiva dos cidadãos, e criar um espaço moderno e inclusivo para todos. O Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha será um ponto de encontro e lazer, proporcionando qualidade de vida e atraindo visitantes e turistas para a cidade.

Exposição agropecuária

O prefeito Zito Barbosa falou da retomada da tradicional festa de exposição agropecuária de Barreiras, tema que será detalhado pelo Falabarreiras nos próximos dias.

Colaboração Barreiras em Desenvolvimento

VEJA TAMBÉM:

Obras do Parque Engenheiro Geraldo Rocha ganham visibilidade

Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha adota abordagem sustentável em sua transformação

Assinada ordem de serviço para construção e implantação do Parque Natural de Barreiras

Projeto de implantação do Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha é aprovado