Siga-nos

Barreiras

BARREIRAS!
Vinte e seis mil estudantes do município voltam a ter merenda escolar composta por itens da agricultura familiar

Todas as 77 unidades de ensino estão com aulas 100% presenciais o que garante a compra de mais produtos dos pequenos agricultores…

Publicado

em

Agricultura Familiar

Os vinte e seis mil alunos da rede municipal de Barreiras, Oeste da Bahia, já retornaram para a sala de aula, o que significa que as 77 unidades de ensino da sede e da zona rural estão atendendo toda a comunidade estudantil matriculada e com o retorno de 100% das aulas presenciais o município voltou a comprar itens da agricultura familiar para compor o cardápio da merenda escolar, e segundo a Secretaria de Educação, nos meses de outubro e novembro a compra dos produtos foi superior ao percentual exigido pela Lei nº 11.947 que orienta os municípios a destinarem  30% do valor recebido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação  (FNDE), à compra de produtos da agricultura familiar.

“Atingimos nestes meses 48% de produtos adquiridos diretamente dos agricultores cadastrados. A última compra será para o cardápio de dezembro, mas já estamos programando a publicação da nova chamada pública do Programa para que mais agricultores participem em 2022”, destaca a diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Milliane Sodré.

Agricultura Familiar

A compra dos itens é feita diretamente a agricultores individuais e cooperativas de pequenos produtores que se cadastram junto ao município para comercializar os itens como: cereais, frutas e hortaliças. Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, os 26 mil estudantes recebem um cardápio equilibrado e saudável, reforçado por estes itens. 

“Todo o cuidado é tomado para que nossos estudantes recebam uma alimentação equilibrada. Sabemos que muitos alunos têm na merenda escolar, a principal refeição do dia. Isso aumenta nossa responsabilidade em oferecer itens de qualidade como os produzidos por nossos agricultores familiares”, diz a secretária de Educação de Barreiras, Gabriela Nogueira.

Agricultura Familiar

Para compor o cardápio variado e nutritivo a Secretaria de Educação acompanha os agricultores e cooperativas quanto à qualidade dos itens produzidos. Uma nutricionista orienta os participantes do programa sobre as exigências e especificações do PNAE relacionadas ao controle de qualidade.

Fala Barreiras