Siga-nos

Barreiras

Barreiras sedia oficina para discussão do futuro sustentável do Oeste da Bahia

Publicado

em

Barreiras foi o município escolhido para sediar nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29), uma das oficinas que integram o Projeto Nexus, liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com recursos do Fapesp. Na pauta das discussões, os futuros sustentáveis e como alcançá-los para Barreiras e região Oeste da Bahia, por meio de contribuições oferecidas por representantes das esferas governamentais; sociedade civil organizada; movimentos sociais; acadêmicos; empresas; indústrias e associações de agricultores.

Trata-se de um processo participativo que irá colher histórias e experiências para a construção de cenários e implementação de metas em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, em Paris, em 2015. “Este processo não busca o consenso, ele visa sim, captar e coletar impressões dos atores de múltiplas escolas, para identificar temores e demandas, revelando a situação atual e buscando melhorias futuras para os problemas do presente. Em 2023, todos os dados coletados nesta oficina e nas demais realizadas em outras cidades do Brasil, serão apresentados e terão ampla disseminação”, explica a coordenadora, Ana Paula Aguiar.

Representando o poder público municipal, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e o vice-prefeito Emerson Cardoso participaram da abertura do evento. “Esta oficina vai planejar o futuro de Barreiras e região, e está muito bem representada. Aqui temos municípios de grande extensão territorial, então há necessidade de identificar cada demanda existente”, destacou o secretário. Já o vice-prefeito fez a entrega do documento construído pela atual gestão, com as 30 metas propostas para Barreiras nos próximos dez anos.

“Já pensamos no futuro, com estas propostas aliadas ao ODS. O que está sendo colocado nesta oficina vem ao encontro dos nossos objetivos para Barreiras. Por sermos a cidade polo regional, qualquer decisão tomada para nosso Município, acaba impactando nos demais municípios do Oeste. Para nós, é uma satisfação sediar uma oficina tão importante, capaz de alinhar perspectivas, respeitando as diversidades e com foco na construção coletiva do futuro”, disse Emerson Cardoso.

Projeto Nexus – O objetivo geral do projeto NEXUS é propor estratégias que permitam a transição para um futuro sustentável dos biomas Cerrado e Caatinga, através de uma abordagem participativa capaz de integrar métodos qualitativos e quantitativos das ciências naturais e sociais em múltiplas escalas. Para tanto, serão definidos cenários e indicadores que conciliam as dimensões econômica, social e ambiental (os três pilares da sustentabilidade) na produção agrícola e energética, bem como no uso de recursos naturais.

Dircom Barreiras

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras