Siga-nos

Barreiras

Barreiras intensifica estratégias de prevenção às arboviroses antes do período chuvoso

Mutirões de conscientização e limpeza visam combater a Dengue, Zika e Chikungunya em bairros de Barreiras

Publicado

em

Prevenção de Arboviroses

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses em ação no bairro Santa Luzia, liderando a prevenção e combate às arboviroses em Barreiras, Bahia | Foto: Dircom Barreiras

Com o advento do período chuvoso à vista, o Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras, Oeste da Bahia, inicia uma operação crítica: a série de mutirões para combater as arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya. Essas ações serão realizadas semanalmente, às quintas e sextas-feiras, em diversos bairros e também nas áreas rurais da cidade. A iniciativa visa a intensificar inspeções domiciliares e a eliminação de lixos e entulhos em locais estratégicos, alinhando esforços para prevenir o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti antes e durante o início das chuvas.

A primeira ação ocorreu no bairro Santa Luzia, que atualmente apresenta o maior Índice de Infestação Predial (IIP) da região, com 0,33%, estando a média da cidade em 0,12%. Segundo Andréa Manheze, coordenadora do Centro de Zoonoses, “Embora nossos índices se mantenham baixos graças ao trabalho contínuo ao longo do ano, é com a proximidade das chuvas que reforçamos as medidas preventivas”. A estratégia inclui não apenas a limpeza, mas também a conscientização da população sobre como manter seus domicílios livres dos criadouros do mosquito.

O planejamento dos mutirões é baseado nos índices de infestação de cada localidade, estendendo as ações para a zona rural. No bairro Morada da Lua, por exemplo, os agentes de saúde visitarão residências para informar os moradores e realizar inspeções detalhadas, com as equipes de infraestrutura atuando na sexta-feira subsequente para coletar resíduos.

As arboviroses, em especial a Dengue, Chikungunya e Zika, são doenças com sintomas como febre, dores articulares e manchas na pele, com a particularidade de Chikungunya e Zika causarem vermelhidão nos olhos. A prevenção é a arma mais eficaz contra essas doenças, e o Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras está na linha de frente dessa batalha pela saúde pública.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Dircom Barreiras

Osmar Ribeiro

Fala Barreiras