Siga-nos

Barreiras

05 de outubro, dia D da vacinação contra raiva

Publicado

em

Próximo dia 05 de outubro será o dia D de vacinação antirrábica no município de Barreiras, a equipe da zoonose está preparando uma estrutura com 45 postos de vacinação, para atender todos os bairros das 08 às 17 horas.

A vacinação antirrábica é gratuita para todos os cães e gatos, para vacinar é preciso levar o cartão de vacinação do animal e um documento de identificação do dono.

“Quem não tiver com a caderneta de vacinação do animal, não tem problemateste-interno, fazemos uma na hora e orientamos que somente os adultos levem os animais de estimação, pois as crianças não conseguem acalmar os bichos na hora da aplicação da vacina”. Falou o diretor administrativo do Centro de Controle de Zoonoses, Antonio Luís Pedrosa.

A campanha anual de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para atingir de forma significativa os índices de imunização contra a raiva. Ao proteger os animais, consequentemente se protege o ser humano. A raiva é uma doença com alta letalidade e causa muito sofrimento para a pessoa infectada.

Confira algumas dicas sobre os animais:
A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;

– Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua

– Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia

– Nunca provoque um animal

– Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando

– Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias

Fonte: Dircom Barreiras

Osmar Ribeiro

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras