Siga-nos

Barreiras

A ordem foi dada e Barreiras terá 95% de cobertura de esgotamento sanitário

Publicado

em

A população de Barreiras recebeu nesta terça-feira (9), o anúncio da maior obra de saneamento básico a ser realizada na cidade. Considerada um dos principais pólos de grãos da região, Barreiras possui apenas 8% de cobertura de esgotamento sanitário. Com a conclusão da obra, a cidade passará a ter 95% de cobertura. “Com certeza essa obra é muito bem-vinda, a cidade precisava de saneamento”, declarou o veterinário Benjamin Alkimin.

Durante o evento, também foram anunciadas a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água dos distritos de Beira Rio e Sítio do Livramento e do Sistema Integrado de outros 13 municípios: Baixão, Canabrava, Boqueirão do Rodrigues, Arraial da Penha, Boqueirão do Justino, Brejo Novo, Bom Jesus, Mantiqueira, Bezerro, Palmeiras, Barra da Água Vermelha, Correio e Tabua da Água.

“A gente ficou muitos anos esperando por uma obra como essa, agora, vamos ver as mudanças na vida de todo mundo”, esclareceu o administrador Carlos Barbosa. Já o arquiteto Aníbal Barbosa alegou que não só a qualidade de vida da população vai mudar, mas a estrutura da cidade, com uma obra tão completa.

Serão construídos mais de 323 mil metros de rede coletora, 24 mil ligações domiciliares, nove estações elevatórias, três estações de tratamento e mais 140 metros de emissário final para atender a uma população de 128 mil pessoas. Um investimento de R$ 78,5 milhões que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As obras serão realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), dentro do Programa Água para Todos, que já executou mais de 90 intervenções na área de saneamento em todo o estado. “Essa obra vai mudar a vida da população, levando mais qualidade de vida, reduzindo os gastos com saúde pública, despoluindo os rios e abrindo vagas no mercado de trabalho”, explicou o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.

O governador Jaques Wagner ressaltou a importância da obra e garantiu outros investimentos futuros para a cidade, como a ampliação do aeroporto. “Eu estou cumprindo aqui o que assegurei que seria feito, pois era inadmissível uma cidade como Barreiras não ter um sistema de esgotamento sanitário. Agora a população vai ficar coberta com saneamento. Com a despoluição dos rios aqui da região, a qualidade de vida dos habitantes vai melhorar consideravelmente”, afirmou Wagner.

As obras estão previstas para iniciarem no próximo mês e terá uma duração de dois anos.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *