Siga-nos

Educação

Equipe do Colégio Maria Edith Rhoden do Distrito de Roda Velha é vice-campeã nacional da 34ª Jornada Brasileira de Foguetes

O evento foi realizado em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro entre 28 de novembro e 1º de dezembro…

Publicado

em

Astronáutica

Estudantes da rede particular de ensino do Colégio Maria Edith Rhoden, do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério, Oeste da Bahia, conquistaram o 2º lugar na 34ª edição da Jornada Brasileira de Foguetes, evento realizado de 28 de novembro a 1° dezembro em Barra do Piraí (RJ) pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Astronáutica

As estudantes do 2° ano Andressa Alves, Graziela Garcez e Rêgila Eduarda, formaram a equipe Fast Rocket, sobre a orientação da Professora Daysa Régis, para representar o estado da Bahia na competição. A equipe foi classificada por conseguir medalha de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A Jornada de Foguetes é uma competição nacional que consiste em construir e lançar foguetes a partir de uma base de lançamento, onde deve ir o mais distante possível.  O propolente do foguete é uma combinação entre vinagre e bicarbonato de sódio. Cabendo à equipe encontrar a melhor combinação entre os componentes, bem como uma melhor aerodinâmica do foguete.

Astronáutica

No evento, além dos lançamentos de Foguetes, estudantes e professores participam de oficinas, palestras e compartilham de experiências na construção de foguetes de propelente sólido. A equipe saiu vitoriosa dessa competição, conseguindo o título de vice-campeã nacional, representando o estado da Bahia.

Para a professora Daysa Régis, responsável pela equipe, a participação dos estudantes é de extrema importância, poisproporciona trocas de experiência, promovendo o aprendizado e estimulando o conhecimento científico nas diversas aéreas.

A conquista é fruto de um trabalho coletivo realizado por toda a equipe escolar e coloca não apenas a escola em evidência, mas todo o distrito de Roda Velha, por se tratar de um evento de abrangência nacional, “o que nos enche de orgulho com o título conquistado na olimpíada”, afirma a professora.

Astronáutica

As Olimpíadas Científicas estão mudando o conceito educacional no país, aumentando o interesse dos estudantes na participação de diversos projetos nessas áreas afins. “Conhecimento é uma arma poderosa e a única que pode mudar o futuro de qualquer estudante”, concluiu orgulhosa a professora Daysa.

Astronáutica

Fala Barreiras