Siga-nos

Educação

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA:
Alunos do EJA participam da 1° Feira do Empreendedorismo promovida pela Escola Juarez de Souza no bairro Vila Brasil em Barreiras

O projeto é uma ação idealizada pala coordenadora Ana Paula em parceria com os professores e a gestão da Escola para promover a integração, socialização e criar oportunidades para os alunos da comunidade de Vila Brasil…

Publicado

em

Educação Empreendedora

O Empreendedorismo é um tema muito comentado hoje em dia; afinal, ele traz questões importantes de como transformar ideias em negócios que sejam eficientes. Nas escolas, porém, onde os estudantes são cobrados a adquirir conhecimento para se tornarem bons profissionais, não há muita prioridade sobre a Educação Empreendedora.

Esse tipo de educação é uma das melhores maneiras dos educadores fomentarem o Empreendedorismo nos estudantes, promovendo soluções criativas e auxiliando na formação de cidadãos mais críticos e transformadores.

Educação Empreendedora

“A missão da escola, além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, é formar cidadãos críticos e conscientes, que possam contribuir como agentes de mudança na sociedade. Assim, é importante compreender que o Empreendedorismo não é apenas um conjunto de habilidades técnicas. Ele também abrange competências comportamentais que, quando desenvolvidas, criam uma mentalidade que permite ao estudante criar valores para o mundo à sua volta”, comenta a professora Simone Laranjeira, Professora de Língua Portuguesa e Redação do EJA na Escola Juarez de Souza.

A Comissão Europeia, em seu estudo EntreComp, usado mundialmente como referência para a Educação Empreendedora, define “Empreender é agir a partir de oportunidades e ideias e transformá-las em valores para os outros. O valor criado pode ser financeiro, cultural ou social”. Portanto, a Educação Empreendedora deveria ocupar um espaço importante na grade curricular dos estudantes.

Educação Empreendedora

Foi com esse olhar que a Escola Juarez de Souza promoveu a 1° Feira do empreendedorismo, um projeto idealizado pela coordenadora Ana Paula em parceria com os professores Erivelto Pacheco, Luciene Alves, Simone Laranjeira e toda a equipe escolar.

O primeiro encontro foi realizado na noite dessa quarta-feira (20), no pátio escola, e foi um sucesso de vendas. Os alunos do EJA III, IV e IV participaram com muito entusiasmo oferecendo produtos como artesanato, roupas, cama, mesa e banho, doces artesanais, tupperware e muitos outros itens que foram expostos para venda. A feira foi aberta para toda a comunidade de Barreiras e contou com a visita da vereadora suplente Dicíola, que acredita que “A Educação deve promover a inserção social e a cidadania dos jovens através da produção de conhecimento, formação profissional e prosperidade”.

Educação Empreendedora

O objetivo é que a feira do empreendedorismo aconteça quinzenalmente ou mensamente na escola dando a oportunidade aos alunos de adquirirem uma renda extra para continuarem os estudos, uma vez que para se destacar na sociedade em que vivemos, é necessário adquirir algumas habilidades como autonomia, capacidade de aprender, adaptação às situações e proatividade. E o Empreendedorismo na Escola pode ajudar os estudantes de Barreiras a adquirir tais habilidades.

Educação Empreendedora

Fala Barreiras