Siga-nos

Construção Civil

Como manter a casa organizada

Organizar a casa pode virar um verdadeiro desafio para grande parte da população…

Publicado

em

Condomínio Residencial

A organização está diretamente relacionada com a higiene do espaço | Foto: Freepik

Diariamente, as pessoas equilibram sua rotina entre trabalho, estudo, lazer, transporte, cuidados pessoais e mais uma série de outras tarefas. Seja passando a maior parte do dia em casa ou chegando tarde da noite e saindo cedo, manter a casa organizada é essencial.

Mesmo que seja algo muito importante, tanto para a dinâmica do cotidiano quanto para a saúde física e mental, organizar a casa pode virar um verdadeiro desafio para grande parte da população. Os motivos para isso podem ser falta de tempo ou conhecimento.

Essa questão é tão sensível que existe até projeto condomínio residencial que ensinam os moradores alguns truques para ajudar na organização da casa. Esses truques podem oferecer um auxílio valioso, em especial para quem mora sozinho.

A organização está diretamente relacionada com a higiene do espaço, não só porque um ambiente organizado parece mais limpo, mas também porque a organização facilita a limpeza durante o dia a dia.

Se a sua casa ou apartamento não passa por uma limpeza há algum tempo, talvez seja preciso encontrar um horário disponível na agendae dar uma atenção mais detalhada a isso. Contudo, a ideia é que a organização possa ser feita com pequenas ações diárias.

Isso significa tanto separar minutos do seu dia para organizar um espaço, como ao realizar tarefas da sua rotina, que devem deixar o ambiente arrumado após o uso. Ou seja, ter meia hora para organizar um armário e, ao fazer uma refeição, lavar e guardar as louças.

A arrumação de uma casa também pode contar com a ajuda de caixas, nichos e pasta para documentos personalizada,materiais que ajudam no armazenamento seguro e eficiente de itens que poderiam ficar jogados à mostra.

É importante deixar evidente que o esforço para manter a casa organizada não é algo absoluto, ou seja, dificilmente o espaço estará cem por cento arrumado, afinal, você vive lá e isso significa que a desorganização de uso é inevitável.

Além disso, é importante compreender que sua casa não é um cenário de filme ou uma mostra de imóvel, ou seja, o mais importante não é a estética, mas sim a usabilidade e o conforto para desempenhar as atividades do dia e desfrutar positivamente do tempo livre.

A organização também está relacionada ao estado de conservação de peças como um revestimento antigo para banheiro. Esses itens ganham mais vida útil quando recebem mais cuidados durante a rotina. 

Como a organização da casa afeta o seu cotidiano

O primeiro passo para que a sua casa ou apartamento possa ser organizado com mais facilidade é deixar de ver isso como uma tarefa, mas sim, como um processo muito diverso e cheio de pequenas tarefas.

Assim, é possível eliminar a ideia de separar um dia para a faxina. No lugar disso, inclui-se pequenas tarefas no seu dia a dia e o seu fim de semana pode ser melhor aproveitado para descanso, estudo ou lazer.

A sabedoria popular já indica há muito tempo uma relação entre a organização da casa e a qualidade de vida, incluindo a saúde mental. A ideia de que a casa é um reflexo da personalidade da pessoa que convive naquele espaço sempre existiu.

Isso acontece porque o estilo de vida está diretamente relacionado ao espaço e a como as pessoas interagem em um ambiente mais ou menos organizado. A desordem pode contribuir para problemas de sono, alimentação, ansiedade e até depressão.

Mesmo que seja só uma pequena pilha de roupas e uniforme limpeza masculino para dobrar ou louças para serem lavadas, junto com a rotina corrida, as preocupações e compromissos, cada detalhe pequeno contribui para um turbilhão de estresse e cansaço.

Uma dedicação mínima ao longo do dia que demanda sim algum esforço pode trazer muitos benefícios. Um ambiente organizado faz com que as atividades sejam menos estressantes e a rotina flua com mais leveza e tranquilidade.

A rotina de limpeza e organização do lar pode favorecer a sua saúde a partir da alimentação.

Com uma cozinha organizada, dificilmente faltarão alimentos saudáveis em casa, além de que, com menos estresse, é mais fácil evitar as tentações dos lanches rápidos.

Evitar esse tipo de esgotamento acumulado pela rotina também ajuda no sono, reduzindo drasticamente os el ementos que prejudicam o relaxamento do corpo e da mente nos momentos de descanso, inclusive facilitando em um parto normal humanizado

Acima de tudo, a organização é um ato de criação de hábito, um compromisso diário na rotina com você mesmo. A partir do momento que se firma esse compromisso, manter uma rotina de estudos ou de exercícios físicos também fica mais fácil.

Casas desorganizadas tendem a gerar mais conflitos entre os moradores, sejam colegas, filhos, pais e até casais. Essa tensão diária pode acabar gerando problemas de relacionamento e até afastamento entre as pessoas.

Nesse ponto, a organização também pode ajudar na socialização da casa. Cada morador pode ser responsável por uma tarefa ou elas podem ser realizadas em conjunto, criando um tempo compartilhado de qualidade e organizando o lar.

Quem precisou se adaptar ao home office sabe como a organização é vital para a produtividade. Um espaço arrumado facilita o conforto e a concentração, assim, o colaborador tem menos distrações ou incômodos.

Dicas para organizar a sua casa

A justificativa de muitas pessoas que pecam na hora de deixar a casa organizada, é que devido ao trabalho diário no escritório compartilhado coworking,eles não teriam tempo nem energia para dedicar algumas horas para a arrumação do lar.

A organização do ambiente não se faz apenas nos momentos de faxina ou de arrumações do espaço, cada elemento usado e deixado fora do lugar contribui para a formação de um caos, mais cedo ou mais tarde. Por isso, é importante ter essa disciplina em todas as ações.

É possível investir em eletrodomésticos, produtos e itens de limpeza que facilitam as tarefas domésticas e que podem ser utilizadas para armazenar objetos de forma mais inteligente, como:

  • Pastas;
  • Caixas;
  • Grades;
  • Nichos e prateleiras.

É importante manter a organização em um nível bom, sem que se acumulem tarefas. A limpeza pode ser feita de forma rápida e inteligente, e quando isso não ocorre, pode ser um processo tão difícil quanto.

Esse compromisso e a disciplina deve se estender para todos que convivem no ambiente, assim, cada um cuida de uma função definida e ninguém precisa passar muito tempo na organização.

Para o processo de criação de hábito, é possível realizar a gameficação da limpeza e da organização doméstica. Isso significa fazer listas com ações e metas com recompensas para quem as realizar.

Assim, é possível lidar com todos os pontos da organização como a limpeza do box blindex de abrir de uma forma mais leve, didática e até recompensadora.

A base da limpeza da casa e do conforto no dia a dia é a arrumação da cama e do quarto. A teoria é que se o “seu cantinho” está organizado, você dormirá melhor, acordará mais disposto e poderá levar a organização para os outros espaços.

Além de que meia hora diária é mais do que o suficiente para lidar com algumas questões do dia a dia. 

Nem todos os elementos da faxina são processos longos e demorados, muitas vezes uma passada de pano rápida no espelho lapidado para banheiro já é uma atitude que pode dar uma melhora relevante na sensação de limpeza.

Considerações finais

A limpeza e a organização são dois fatores que se relacionam de forma direta. Uma casa organizada parece mais limpa e favorece a limpeza, enquanto uma casa limpa pode ser ordenada com mais tranquilidade durante o cotidiano.

Deixe de lado o costume de separar um dia para fazer toda a faxina para adotar uma rotina de organização que divida essas atividades ao longo dos dias. Essas tarefas podem ser organizadas em listas e divididas entre as pessoas que moram ou convivem no ambiente.

Uma questão de organização é que para a manutenção dela é preciso se atentar enquanto se utiliza o ambiente. Entender que, ao cozinhar, a louça deve ser lavada logo após a refeição ou que não se deve deixar itens espalhados, é um grande passo.

A organização vai além do senso estético, na verdade, o que se busca idealmente é dar mais usabilidade para os espaços. Assim, é mais fácil encontrar algo quando você precisa ou utilizar os espaços da melhor forma possível.

Organizar a casa pode ser algo simples e rotineiro, mas sem seguir algumas dicas básicas, pode se tornar um verdadeiro caos, que ocupa muitas horas da rotina e se perdem com minutos de uso do espaço.

A organização e a limpeza não podem ser levadas como luxo ou frescura, esses dois pontos são fundamentais para garantir a qualidade de vida e o conforto dos moradores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.