Siga-nos

Construção Civil

Como comprar meu lote, casa ou apartamento financiado?

O Fala Barreiras identificou os meios mais utilizados pelos barreirenses na hora de adquirir um imóvel…

Publicado

em

Construção Civil

Imagens ilustrativas | Fotos: Remax West e Construvale

Cada vez mais os Barreirenses têm buscado caminhos para realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel, e isso graças aos benefícios do financiamento.

O financiamento imobiliário é um recurso oferecido por alguma instituição financeira que torna possível a compra de um imóvel parcelado. O valor e suas parcelas variam de acordo com cada banco. Esse recurso é uma excelente alternativa para aqueles que não têm orçamento disponível para quitar um imóvel em poucas parcelas, porém desejam sair do aluguel rapidamente e realizar o sonho da casa própria.

Construção Civil
Barreiras vista de cima | Foto: Barreiras em Desenvolvimento

Para a compra de lotes, casas ou apartamentos financiados em Barreiras, o plano de financiamento é traçado pelos bancos de acordo com o perfil do comprador. A partir da análise de perfil, são adequadas às condições de contrato, o valor mínimo, os juros, as parcelas e o prazo para pagamento. Neste caso, para conseguir um financiamento imobiliário, o primeiro passo é fazer a solicitação ao banco mediante apresentaçã o dos documentos pessoais (não esquecer daqueles que comprovam a renda mensal, como declaração de Imposto de Renda).

A partir disso, o banco analisa os documentos e a situação do solicitante no Serasa e, não havendo pendências, a solicitação é aprovada. Nesse momento, o imóvel a ser financiado passa por uma avaliação da instituição para confirmação do valor antes da assinatura do contrato. Na maioria das vezes, é exigido, no início do financiamento, um valor como entrada que vale, em média, 30% do valor total do imóvel.

O financiamento de terreno, casa ou apartamento na Caixa está enquadrado no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). É importante fazer uma simulação com o banco para conhecer as taxas de juros aplicadas ao seu perfil. A correção monetária é feita exclusivamente pela Taxa Referencial (TR).

O valor mínimo do imóvel é de R$ 50 mil, e o máximo, de R$ 1,5 milhão. As parcelas podem ser pagas por meio do Sistema de Amortização Constante (SAC) ou pela Tabela Price. O prazo de financiamento oferecido pela Caixa varia entre 120 e 240 meses, podendo financiar até 70% do valor do terreno.

É importante lembrar que para realizar um financiamento de qualquer tipo de imóvel, é indispensável fazer um planejamento financeiro para que as parcelas e as taxas de juros de financiamento estejam dentro do orçamento no fim de cada mês.