Siga-nos

Curso

Instituto Sabin e Impacta Nordeste se unem pelo desenvolvimento de lideranças de impacto social

O Impacta Nordeste lançou o projeto Impulsio.ne para capacitar jovens comunicadores e lideranças nordestinas

Publicado

em

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução Freepik

Cada vez mais, a sociedade tem buscado se unir a marcas que oferecem produtos e serviços, mas também alinham essas entregas a propósitos sociais, éticos e sustentáveis, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento mundial. Pensando nisso, surgiram os negócios de impacto social que, como o nome indica, procuram encontrar soluções socioambientais para resolver questões envolvendo pessoas de faixas de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E. Esse tipo de empreendimento mostra que a lucratividade e a necessidade de desenvolvimento social podem andar juntas.

O Grupo Sabin procura contribuir com o desenvolvimento de negócios de impacto social por meio do Instituto Sabin, responsável pelo investimento social da empresa. Um exemplo disso é a parceria firmada com o Impacta Nordeste há alguns anos, com o objetivo de promover projetos e programas voltados à ajudar a sociedade.

Recentemente, o Impacta Nordeste lançou o projeto Impulsio.ne para capacitar jovens comunicadores e lideranças nordestinas interessadas em produzir conteúdos sobre o ecossistema de impacto social – negócios de impacto, ONGs, ESG, sustentabilidade, economia criativa, agroecologia, cooperativas, diversidade e inclusão, entre outros. Mais uma vez, a parceria com o Instituto Sabin tem ajudado a organização a proporcionar mais oportunidades para os negócios de impacto e organizações sociais do Nordeste nos últimos três anos.

Um dos eixos estratégicos do Instituto busca fortalecer ecossistemas de impacto social. Para alcançar esse objetivo, olhamos toda a jornada do empreendedor, do início ao fim. Isso significa incentivar a sensibilização de novas pessoas para serem líderes sociais. Por isso, a parceria com o Impulsio.ne é extremamente importante”, destaca Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin.

O Impulsio.ne tem o objetivo de desenvolver futuros líderes para que saibam se comunicar e guiar iniciativas de impacto social na região. “O Instituto Sabin tem sido um grande parceiro desde a criação do Impacta Nordeste. O seu apoio financeiro e técnico foi fundamental para que essa iniciativa se tornasse uma realidade. O Instituto participou em várias fases desse programa, desde o seu desenvolvimento até a sua execução, contribuindo inclusive com a formação dos jovens por meio de palestras e diálogos com eles. Hoje, realizamos um intercâmbio de conteúdos produzidos pelos jovens com os canais de comunicação do Instituto Sabin, divulgamos oportunidades do Instituto para a rede das jovens lideranças, assim como atuamos em rede para promover conexões e oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os jovens”, destaca Marcello Santo, diretor fundador da Impacta Nordeste.

Amanda Queiroga

Amanda Queiroga já utilizava redes sociais para divulgar seu trabalho como produtora de conteúdo. Sem conhecimento e experiência, considera que trabalhava de forma “intuitiva” em uma ONG do Nordeste. “Quando soube do projeto Impulsio.ne, vi na oportunidade uma forma de me capacitar. Participei dos encontros remotos e fiz um curso em uma plataforma parceira. Sinto que, com a capacitação, me tornei mais apta a produzir conteúdo, com um olhar crítico e agregador”, destaca.

Atualmente, Amanda trabalha como autônoma, com consultorias na área de sustentabilidade, além de produzir conteúdo para o portal Impacta Nordeste. “A capacitação atuou de forma muito positiva no meu trabalho. Consegui perceber a grande importância de se divulgar ações de sustentabilidade para o público geral, em uma linguagem simples e acessível, fortalecendo o conceito de rede. Por isso, hoje prezo muito por parcerias no trabalho, acreditando que isso só venha somar

”, pondera.

Segundo Gabriel Cardoso, devido ao resultado positivo, o Impulsio.ne, no próximo ano, será adaptado e testado em Brasília (DF), para contribuir para a formação de lideranças na capital do país. A versão brasiliense será uma parceria do Impacta Nordeste com o Coalizão pelo Impacto, outro parceiro do Instituto Sabin.

Sobre o Impulsio.ne

O diretor fundador da Impacta Nordeste explica que, na edição de 2022, os jovens, entre 18 e 29 anos, foram selecionados em um processo de chamada pública aberta, divulgada no site do projeto (http://impulsione.impactanordeste.com.br/) e entre as comunidades e parceiros do Impacta Nordeste. Dos inscritos, 20 pessoas foram selecionadas, considerando diferentes perfis e localidades nordestinas.

Após a seleção, os jovens participaram de dois momentos de capacitação, com aulas online ao vivo. O primeiro treinamento abordou o tema ‘Formação de lideranças de impacto do Nordeste’, em que foram debatidos assuntos como: o que é inovação social e como ela acontece na sociedade, empreendedorismo social, como atuar no ecossistema de impacto social, entre outros. Já no segundo momento, os alunos participaram da ‘Capacitação para produção de conteúdo’, ocasião em que foram abordados os principais pontos sobre a produção de textos para a internet. Esta capacitação foi realizada em parceria com a Co.liga, escola livre digital que promove a inclusão produtiva das juventudes no campo da economia criativa. A escola é uma iniciativa da OEI e da Fundação Roberto Marinho”, destaca Marcello Santo.

O diretor fundador explica que, ao final da capacitação, os jovens formaram a Rede de Lideranças de Impacto do Nordeste, espaço co-construído entre lideranças e Impacta Nordeste, para que esses jovens possam realizar encontros para aprofundar conexões, desenvolver ideias, trocar experiências e compartilhar oportunidades. “Além de lideranças, os jovens são produtores de conteúdo para o Portal. Mensalmente os jovens participam ativamente da coleta de sugestões de pautas relacionadas às temáticas abordadas pelo Portal. Os conteúdos aprovados são remunerados no valor de R$ 350,00 cada. E os jovens também podem sugerir novos formatos de conteúdo”, pontua.