Siga-nos

Agro

União para avançar

Publicado

em

01A necessidade de recuperação emergencial dos 56km da Estrada do Café, fez com que cerca de 30 produtores rurais da região de Novo Horizonte se reunissem na última quarta-feira (08) no clube da comunidade. A ação foi articulada pela Aiba que, na ocasião, também apresentou o Programa Fitossanitário do Oeste da Bahia.

Definida a urgência da recuperação da estada, o passo seguinte será buscar o apoio da Patrulha Mecanizada da Abapa para a realização do serviço de terraplanagem da estrada e depois o apoio das prefeituras e do governo do estado para a pavimentação asfáltica da via.

Todo o trabalho de articulação entre os produtores, instituições e governo, está sendo feito pela Aiba. Já a responsabilidade pelas negociações e o acompanhamento do andamento da obra ficarão a cargo da associação de produtores da própria comunidade de Novo Horizonte.

“Estamos buscando parcerias público-privadas (PPP) para resolver o problema de recuperação das estadas e este tipo de iniciativa tem dado certo. Um exemplo, são os municípios de Jaborandi e São Desidério onde ações semelhantes estão sendo realizadas”, disse Ivanir Maia, diretor de Relações Institucionais da Aiba e coordenador da reunião, acrescentando que “a conservação das estradas é uma responsabilidade do Estado e de articulação das prefeituras, mas um trabalho desenvolvido em conjunto pode ser uma solução”.

Pela Estrada do Café são escoados soja, algodão, milho, café e diversos outros produtos oriundos do local. A recuperação da via melhorará o escoamento da produção do Novo Horizonte e facilitará o tráfego das pessoas da comunidade.

Fonte: Ascom Aiba

Osmar Ribeiro

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras