Siga-nos

Barreiras

Dia 07, o 1º Moto-Passeio de Barreiras

Publicado

em

01Diante da triste estatística que retrata um quadro alarmante, vários órgãos, inclusive o Portal FALABARREIRAS.COM, está na luta por uma solução, ou um alívio para os problemas de trânsito da cidade de Barreiras. No ano de 2012 foram registrados na cidade 1044 acidentes com veículos, sendo que 302 envolveram motocicletas, o que representa 29% do total. Já em 2013, até o mês de setembro, foram registrados 940 acidentes, dos quais, 13 com vítimas fatais.

Barreiras tem hoje a média de 104 acidentes por mês, e se nada for feito para inibir o avanço, tomando por base a estatística atual, chegará ao fim do ano com 1253 acidentes.

Para chamar a atenção da população para as consequências desses acidentes, que acaba envolvendo toda a comunidade, é que será realizado no próximo sábado, dia 07, o 1º Moto-passeio de Barreiras. A educação no trânsito é o principal passo a ser dado numa cidade como Barreiras, onde o crescimento populacional é absurdamente grande, além da população flutuante que é uma das maiores nas cidades do interior do estado. Barreiras tem uma frota de quase 70 mil veículos, dos quais, aproximadamente, 25 mil são motocicletas. E são esses motociclistas que estão convocados para chamar a atenção de todos e conscientizar a todos da perfeita utilização do seu veículo com respeito à vida, tanto do condutor, quanto dos pedestres.

Espera-se que com esse movimento os moradores e circulantes de Barreiras sejam conscientizados a procederem no trânsito de forma educada, legal e segura, evitando assim, o grande número de acidentes que ocorre hoje.

Dentre os objetivos do Moto-passeio, estão o de conscientizar os condutores de motocicletas a se habilitarem na categoria especificada pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro, na condução de motocicletas, como também propor sugestões viáveis para aplicação do CTB na preservação da vida.

INSCRIÇÃO:
1 kg de alimento não perecível (os primeiros a chegarem na concentração receberão a camiseta do evento). A concentração será em frente à Câmara Municipal de Vereadores, à partir das 15h.

ALGUMAS DICAS:
Para conduzir uma moto ou motoneta é necessário o uso de capacete com viseira ou com óculos de proteção, jaqueta em cores vivas, bota ou calçado fechado e forte, calça em tecido resistente e luvas.

Alguns cuidados que o motociclista deverá ter é manter a postura, com atenção a cada parte do corpo:
– Costas: posição reta, nunca arqueada;
– Cabeça: mantida alta, com os ombros relaxados;
– Mãos: devem pegar no centro das manoplas, com os punhos abaixo das mãos;
– Joelhos: encostados no tanque de combustível;
– Pés: paralelos ao solo, com o salto do sapato encaixado nas pedaleiras e a ponta do pé direito sobre o pedal do freio traseiro.

A motocicleta deverá ter uma inspeção diária, observando folga na embreagem ou nos freios dianteiro e traseiro, nível de combustível, de óleo de freio, do motor, da água e da bateria. Folga e lubrificação da corrente de transmissão, pressão e estado dos pneus, lanternas e luz de freio.

Antes de ir pra rua o motociclista deverá verificar primeiro os documentos de porte obrigatório como ACC ou Categoria “A”, CRLV, placa de identificação, e os equipamentos obrigatórios.

Pilotar moto exige muita atenção, responsabilidade e sobriedade, nada de álcool ou drogas. Velocidade não é sinônimo de liberdade. Sugere as dificuldades e o tempo, devagar e sempre.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *