Connect with us

Barreiras

Tombamento do prédio da antiga Prefeitura de Barreiras

Prédio da antiga prefeitura de Barreiras, agora sede da Academia Barreirense de Letras, é tombado pelo Patrimônio Histórico

Publicado

em

Tombamento do Prédio da Antiga Prefeitura de Barreiras

Antigo Paço Municipal de Barreiras, agora sede da Academia Barreirense de Letras, é oficialmente tombado como patrimônio histórico da cidade | Foto: Dircom Barreiras

Prédio da Antiga Prefeitura de Barreiras é Tombado

Notícias de Barreiras: Em um marco significativo para a preservação do patrimônio cultural de Barreiras, o prefeito Zito Barbosa assinou o termo de tombamento municipal do frontispício pertencente ao antigo Paço Municipal. A proposta de tombamento, apresentada pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (SPHAM), reconheceu a importância histórica e arquitetônica do edifício.

Academia Barreirense de Letras: Novo Destino do Prédio Histórico

Localizado na Rua Rui Barbosa, em frente à Praça Duque de Caxias, o antigo Paço Municipal, há algum tempo abriga a Academia Barreirense de Letras. O tombamento foi oficializado após um extenso processo, que incluiu um parecer técnico detalhado do SPHAM. Este parecer teve como objetivo legitimar o tombamento municipal do frontispício, garantindo a preservação deste símbolo da história local.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DE BARREIRAS!

Preservação e Transformações do Paço Municipal

Apesar de algumas descaracterizações internas, o parecer técnico destacou que o edifício mantém suas estruturas arquitetônicas originais. Essa característica foi crucial para a decisão de tombar o frontispício. “Certamente, é uma edificação com relevância singular para a cidade de Barreiras, motivo pelo qual emitimos parecer favorável ao tombamento parcial do antigo Paço Municipal. Esta ação garante a preservação da memória arquitetônica e cultural para as futuras gerações”, afirmou Ana Rita Cathalá Loureiro, presidente do SPHAM.

História e Transformações do Paço Municipal

O prédio histórico foi reformado durante o mandato de Anphilóphio Lopes, entre 1924 e 1927, quando passou a ser chamado de Paço Municipal. Na época, os dizeres “Paço Municipal” foram gravados em alto-relevo na arquitetura delicada do frontispício. Por quase um século, o prédio abrigou a sede do poder público municipal até a construção da nova prefeitura na Avenida Clériston Andrade. Em 1980, durante a gestão de Otacílio Monteiro da Franca, o edifício foi cedido ao Banco do Nordeste, o que resultou em alterações significativas no interior do imóvel, incluindo a remoção do nome “Paço Municipal”

da fachada. Hoje, o edifício foi doado à Academia Barreirense de Letras, que atualmente ocupa o local e colocou seu nome na fachada, mantendo a relevância histórica do prédio.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DE BARREIRAS!

Importância do Tombamento

Para a secretária de Cultura de Barreiras, Emília Moreno, o tombamento do frontispício do antigo Paço Municipal representa uma conquista significativa para todos os cidadãos barreirenses. “Outras edificações históricas também estão sendo analisadas para possível tombamento, com o objetivo de proteger e preservar a memória cultural da cidade. O nosso compromisso com a preservação do patrimônio histórico busca valorizar e proteger as construções que contam a história de Barreiras, assegurando que estas memórias sejam guardadas e celebradas pelas futuras gerações”, destacou Emília.

O tombamento do prédio da antiga prefeitura de Barreiras reafirma o compromisso da cidade com a preservação de sua história e identidade cultural, garantindo que futuras gerações possam conhecer e valorizar esse importante patrimônio histórico.

VEJA TAMBÉM:

Desaparecimento de Rafael de Jesus preocupa familiares

Moradores do Centro Histórico II recebem escrituras imobiliárias

Noêmia Bispo assume Registro de Imóveis de Barreiras

Iluminação de LED nos bairros Vila dos Funcionários e Santo Antônio