Siga-nos

Barreiras

Barreiras intensifica estratégias de prevenção às arboviroses antes do período chuvoso

Mutirões de conscientização e limpeza visam combater a Dengue, Zika e Chikungunya em bairros de Barreiras

Publicado

em

Prevenção de Arboviroses

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses em ação no bairro Santa Luzia, liderando a prevenção e combate às arboviroses em Barreiras, Bahia | Foto: Dircom Barreiras

Com o advento do período chuvoso à vista, o Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras, Oeste da Bahia, inicia uma operação crítica: a série de mutirões para combater as arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya. Essas ações serão realizadas semanalmente, às quintas e sextas-feiras, em diversos bairros e também nas áreas rurais da cidade. A iniciativa visa a intensificar inspeções domiciliares e a eliminação de lixos e entulhos em locais estratégicos, alinhando esforços para prevenir o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti antes e durante o início das chuvas.

A primeira ação ocorreu no bairro Santa Luzia, que atualmente apresenta o maior Índice de Infestação Predial (IIP) da região, com 0,33%, estando a média da cidade em 0,12%. Segundo Andréa Manheze, coordenadora do Centro de Zoonoses, “Embora nossos índices se mantenham baixos graças ao trabalho contínuo ao longo do ano, é com a proximidade das chuvas que reforçamos as medidas preventivas”. A estratégia inclui não apenas a limpeza, mas também a conscientização da população sobre como manter seus domicílios livres dos criadouros do mosquito.

O planejamento dos mutirões é baseado nos índices de infestação de cada localidade, estendendo as ações para a zona rural. No bairro Morada da Lua, por exemplo, os agentes de saúde visitarão residências para informar os moradores e realizar inspeções detalhadas, com as equipes de infraestrutura atuando na sexta-feira subsequente para coletar resíduos.

As arboviroses, em especial a Dengue, Chikungunya e Zika, são doenças com sintomas como febre, dores articulares e manchas na pele, com a particularidade de Chikungunya e Zika causarem vermelhidão nos olhos. A prevenção é a arma mais eficaz contra essas doenças, e o Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras está na linha de frente dessa batalha pela saúde pública.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Dircom Barreiras