Siga-nos

Agro

Quintais produtivos na Bahia fornecem alimentos saudáveis para o PNAE

Investimentos governamentais impulsionam produção de alimentos saudáveis em quintais de Mundo Novo, beneficiando crianças e adolescentes

Publicado

em

Quintais produtivos

Quintal transformado em um canteiro verde produtivo em Mundo Novo, Bahia | Foto: Divulgação

Quintais produtivos estão transformando a forma como as famílias em Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu, se alimentam e contribuem para a alimentação escolar. Por meio de um programa inovador, o Governo do Estado da Bahia está incentivando a criação de quintais sustentáveis, impulsionando a agricultura familiar e fornecendo alimentos saudáveis para o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com um investimento total de R$ 74,7 mil, o programa oferece suporte aos moradores de Mundo Novo para a criação de galinhas caipiras e o cultivo de hortaliças. Equipamentos para a construção de galinheiros e quintais são disponibilizados, além da distribuição de pintos, insumos produtivos e assistência técnica e extensão rural (Ater) fornecida pelo Instituto Agrovida, contratado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para auxiliar no projeto.

A produção desses quintais, em especial das hortaliças, está sendo direcionada ao PNAE do município de Mundo Novo. Isso fortalece a alimentação de centenas de crianças e adolescentes da região, garantindo refeições saudáveis nas escolas. Além disso, a produção também tem um impacto positivo na renda das famílias da Sociedade Comunitária do Povoado de Umbuzeiro, beneficiada pelo projeto Bahia Produtiva, realizad o pela CAR.

Maria Vanda Alves, uma das agricultoras envolvidas, compartilha como o projeto transformou sua vida. “A minha vida mudou muito. Estou produzindo hortaliças e vendendo toda a minha produção, tanto para o PNAE quanto de porta em porta. Aprendi técnicas de manejo e plantio no tempo correto, e hoje consigo gerar uma renda mensal de aproximadamente R$ 1.200,00 com a venda dos produtos. A produção de ovos aumentou e os frangos estão mais pesados”, celebra.

Noelson Rufino, presidente da Associação, comenta a parceria com o município pelo PNAE. “Produzimos uma quantidade significativa de alimentos e entregamos semanalmente para o PNAE, de acordo com as necessidades do nutricionista da Prefeitura. Isso representa uma renda adicional em nossas vidas, pois além de consumirmos os alimentos, temos a oportunidade de comercializar o excedente”, destaca.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e conta com o cofinanciamento do Banco Mundial. O programa visa fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a economia local e promover uma alimentação saudável nas escolas através do PNAE.