Connect with us

Concurso

CONCURSO PÚBLICO
Edital do certame da Secretaria da Educação do Estado é publicado em diário oficial

As inscrições ficarão abertas no período de 03/08/2022 a 30/08/2022 com a oferta de 2.113 vagas para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual…

Publicado

em

Concurso Público da Educação

O Estado da Bahia publicou nesta terça-feira (02) o edital do concurso público para a Secretaria da Educação (SEC), com a oferta de 2.113 vagas para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. As inscrições deverão ser realizadas de 03 a 30 de agosto, de acordo com as regras do edital, e a taxa de inscrição é no valor de R$ 140.

Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site da Fundação Carlos Chagas durante o período das inscrições e, por meio dos links referentes ao Concurso Público, efetuar sua inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos no edital. A partir de 08/08/2022 o candidato poderá conferir, no site da organizadora se os dados da inscrição efetuada foram recebidos e o valor da inscrição foi pago.

De acordo com o edital, poderão concorrer às vagas de professor candidatos com ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), das áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Entre os coordenadores pedagógicos também é exigida formação superior, sendo possível aos candidatos indígenas submeterem inscrições às vagas ofertadas para as Escolas Indígenas. Ao final do certame, os nomeados cumprirão carga horária de 40 horas semanais.

O NTE 26 e o NTE 04, que correspondem à Área Metropolitana de Salvador e à Região do Sisal, com 31 municípios ao todo, registram a maior número de vagas: 349 para professor e 106 para coordenador pedagógico. Já para o NTE 11(BACIA DO RIO GRANDE) que corresponde à área de Barreiras e região com 14 municípios, ofertará 120 vagas para professor e 8 vagas para coordenador pedagógico.

As provas objetivas terão 50 questões para o cargo de professor e 40 para o cargo de coordenador pedagógico, além da prova discursiva que abordará conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e conhecimentos interdisciplinares, a depender do cargo. A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos habilitados na segunda etapa do certame de acordo com o previsto em edital.

O resultado do concurso, bem como de todas as suas etapas e informações complementares, serão divulgados no site da FCC e no Portal do Servidor. Vale ressaltar que ente o número de vagas ofertadas há a reserva de 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararem negros. O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período. Outras informações, como conteúdo programático e cronograma provisório, deverão ser consultadas no edital.