Siga-nos

Vida e Saúde

Tratamento é feito com reposição de fator coagulante

Publicado

em

Medicação profilática para hemofílicos é distribuída pelo SUS

Medicação profilática para hemofílicos é distribuída pelo SUS

Atualmente existem duas modalidades de tratamento para os portadores de hemofilia: tratamento sob demanda e o profilático. Ambos fazem a reposição com concentrado de fatores de coagulação, de modo a repor a sua presença ou elevar os níveis no organismo. A diferença é que o tratamento sob demanda é feito logo após a ocorrência de um episódio hemorrágico. Já o tratamento profilático, que vem agregando resultados positivos na vida dos pacientes, se subdivide em duas modalidades: a profilaxia primária, quando ocorre em pacientes de 0 a 3 anos, e a profilaxia secundária, usada em pacientes de qualquer idade e em qualquer fase vida. Esta ainda pode ser de curta ou longo prazo.

A profilaxia é um tratamento usado de forma preventiva e pode ser administrado fora do ambiente hospitalar. Ela funciona graças a reposição do fator plasmático deficiente, por aplicação endovenosa (introdução do medicamento diretamente na veia), antes da ocorrência de sangramento. “O objetivo é impedir a manifestação da doença”, explica a médica Anelisa Streva

Essa medicação já é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e segundo o Ministério da Saúde, está disponível em todos os 183 hemocentros do país. Após realizarem um cadastro nacional e realizar alguns exames que comprovem a existência da doença, o paciente passa a receber o medicamento para realizar o tratamento domiciliar.

Fonte: A Tarde

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *