Siga-nos

LEM

Prefeitura de LEM realiza a entrega de carteiras de Identificação das Pessoas com TEA

Identificação das Pessoas com TEA: A cerimônia foi realizada no auditório da APAE-LEM, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia

Publicado

em

Identificação das Pessoas com TEA

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães promoveu na noite desta quinta-feira (21), a entrega das primeiras Carteiras de Identificação das Pessoas com o Espectro do Transtorno Autista (CIPTEA), do município. A cerimônia foi realizada no auditório da APAE-LEM.

A CIPTEA é uma importante conquista das pessoas com TEA e dos seus familiares, e tem como objetivo garantir a atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Pedro Miguel recebeu a CIPTEA das mãos da advogada Patrícia Torunsky | Foto: Divuulgação

Para a presidente da Associação de Amigos do Autista de Luís Eduardo Magalhães (AMALEM), Daiane Gorgen, que atende atualmente 500 crianças, a CIPTEA é um marco para o município. “A CIPTEA é um marco na vida das pessoas com TEA e das suas famílias, porque ela traz proteção aos direitos e atendimento prioritário no comércio, e nos serviços de saúde, por exemplo”, destacou.

A presidente da AMALEM, Daiane Gorgen, seu filho José Wilson e a advogada Patrícia Torunsky | Foto:
Divulgação

Dona Adilma Teixeira, mãe de Sofia de 13 anos, já passou por situações desagradáveis, quando precisou de atendimento prioritário. Ela contou que com a CIPTEA o direito de Sofia será assegurado. “Com a carteirinha eu posso dizer que ela tem o direito, eu não estou atropelando nem passando na frente de ninguém”, disse.

Parte da equipe da AMALEM | Foto: Divulgação

Na noite de ontem, 14 pessoas foram contempladas com a carteira de identificação. E uma das ideias do evento foi divulgar o serviço digital Colab, aplicativo no qual as pessoas com TEA poderão solicitar a carteira de identificação sem precisar sair de casa. O App está disponível nas lojas de aplicativos: a Apple Store, para iOS, e Google Play, para Android.

O estudante Gabriel Borges Berned, que recebeu sua CIPTEA e falou sobre a importância do documento | Foto: Divulgação