Vida e Saúde

Barreiras vive novo ciclo preventivo contra o mosquito da dengue com veículos fumacê

Essa é uma ação para diminuir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya…

Publicado

em

Já estão circulando pelos bairros e comunidades rurais, sete veículos aplicadores do composto Cielo, conhecidos como fumacê. Essa é uma das ações estratégicas, definida pela Prefeitura de Barreiras para diminuir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras estão realizando o trabalho, concentrado em 17 localidades que apresentaram maior índice de infestação e pessoas contaminadas.

O coordenador da Zoonoses, Dorimar Almeida explica que é um ciclo preventivo, formatado em 4 etapas de aplicação a cada 3 dias. O bairro Morada da Lua foi a primeira área pulverizada na manhã dessa quarta-feira, 23, e no sábado, 26, as equipes retornarão com a reaplicação até fechar as quatro aplicações no dia 02 de julho. Ainda receberam o fumacê os bairros Vila dos Funcionários e as comunidades rurais Barrocão, Mucambo, Baraúna e Bebedouro.

Combate à Dengue

Seguindo o cronograma pré-estabelecido, na quarta-feira, 24, foram atendidos os bairros Ouro Branco, Vila Nova, Barreiras Sul e Riachinho. Já nesta sexta-feira, 25, a primeira aplicação vai alcançar o Centro, Aratu, Boa Sorte, São Sebastião, Vila Rica, Vila Amorim, Vila Dulce e São Miguel, atingindo uma dimensão de mais de 25 mil domicílios.

“Estamos monitorando e trabalhando para combater o mosquito desde o início do ano, com mutirões e os agentes de endemias visitando residências e averiguando denúncias de modo permanente. Iniciamos agora esse trabalho preventivo em parceria com o Governo do Estado, passando com o fumacê pelos bairros e comunidades rurais, abastecido do composto chamado Cielo, para eliminar o mosquito adulto do Aedes Aegypti, inclusive as fêmeas aladas em estágio reprodutivo”, informou Dorimar Almeida.

Combate à Dengue

Ele ainda alertou para a prevenção, lembrando que a melhor forma de evitar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti é combater focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. “Continuamos com a campanha educativa, porque os moradores não podem deixar água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”, finalizou.

Pessoas de 52 a 53 anos serão vacinadas nesta quarta (23) em Barreiras

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Clique para comentar
Sair da versão mobile