Siga-nos

Vida e Saúde

Bahia é o estado com maior incidência de doença falciforme

Publicado

em

Por: Fabiana Mascarenhas
Foto: Margarida Neide

Altair Lira afirma que a população desconhece a doença por conta da sua invisibilidade histórica

Altair Lira afirma que a população desconhece a doença por conta da sua invisibilidade histórica

A cada 650 crianças nascidas vivas na Bahia, uma tem a doença falciforme, o que representa 65 crianças por ano. O estado tem o maior número de casos de pessoas com a patologia no País.

A doença falciforme (conhecida como anemia falciforme) é resultado de uma modificação genética que, no lugar de produzir hemoglobina A nos glóbulos vermelhos, produz hemoglobina S, que não oxigena o corpo de forma satisfatória. O problema pode causar fortes dores ósseas e abdominais e derrames cerebrais, com lesões graves e definitivas.

Apesar dos índices, ela é desconhecida por boa parte das pessoas. Bastou uma rápida enquete com soteropolitanos de diferentes idades e classe social pelas ruas de Salvador para constatar o nível de desinformação.

A reportagem de A TARDE entrevistou 30 pessoas na estação da Lapa, passarela que dá acesso ao shopping Iguatemi e na praça do Campo Grande. Nenhuma delas conhecia ou soube explicar o que era a doença.

Foi o caso de Kalayane Santos, 28 anos. Grávida de 7 meses, e mesmo fazendo acompanhamento pré-natal na rede básica de saúde, ela disse nunca ter ouvido falar sobre a enfermidade.

Não sabia que se trata de uma doença genética e hereditária, predominante em pessoas, como ela, negras. “Estou surpresa. Nunca ouvi falar sobre essa doença”.

Fonte: A Tarde

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *