Siga-nos

Sem categoria

Terá início a Campanha Nacional contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma

Publicado

em

Dircom

A campanha terá 34 dias de duração

A campanha terá 34 dias de duração

Terá início na próxima segunda-feira, 28, e se estente até 30 de agosto, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Hanseníase, Geohelmintíases (verminose) e Tracoma 2014, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios. Em Barreiras, uma série de ações será desenvolvida neste período pelas secretarias de Educação e Saúde que criaram a Campanha Municipal de Busca Ativa de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase destinada a estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, em escolas municipais.

São objetivos da campanha: a redução da carga parasitária em escolares do ensino fundamental; identificar casos suspeitos de hansenías e através do “método do espelho”; identificar e tratar casos de tracoma nas escolas. Após a identificação, os suspeitos serão referenciados à rede básica de saúde visando a confirmação diagnóstica e tratamento.

Profissionais das duas secretarias desenvolverão ações de mobilização e orientações aos professores e escolares. Logo depois, serão oferecidas doses do anti-helmíntico (medicamento de combate às verminoses) e do preenchimento da ficha de autoimagem, método do espelho – para o diagnóstico da hanseníase.

“A estratégia no ambiente escolar, já utilizada internacionalmente, reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção por ser uma excelente oportunidade de atingir o maior número de crianças em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica – VIEP, Arisleide Bispo.