Siga-nos

Sem categoria

Planejamento familiar é tema de palestra educativa em povoado de Barreiras

Publicado

em

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum

01As acadêmicas de Enfermagem do 9º semestre da Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb) levaram na última quarta-feira, 1º, informações sobre Planejamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) para os moradores do povoado Angélica Ayres, em Barreiras, Oeste da Bahia. A ação, que integra a atividade do estágio curricular do curso de Enfermagem da Fasb, detalhou os principais métodos anticoncepcionais, como Diu, camisinha masculina e feminina e pílulas, como forma de evitar gravidez indesejada.

Com o filho ainda de nove meses no colo, a moradora Marluce da Silva Rodrigues, acredita na ação como forma de diminuir a ocorrência de gravidez, principalmente na adolescência. “Este é o meu quarto filho. Foi planejado e desejado. É preciso que as pessoas tenham acesso a essa informação“, reforça. Já a agente comunitária de saúde do bairro, Ana Lúcia da Silva, explica que o tema da palestra é algo que merece mais atenção da comunidade. “Temos muitas adolescentes que ficam grávidas sem o planejamento atrapalhando os estudos e o trabalho”, diz.

A escolha do tema foi identificada por um trabalho de mapeamento junto às 90 famílias do povoado Angélica Ayres. A acadêmica de Enfermagem da FASB, Damares Dias, uma das organizadoras da ação, explica que os funcionários da saúde pública da área mostraram que existe um crescente aumento de gravidez não planejada. Damares acredita na importância da experiência do estágio. “Com a ação conseguimos colocar em prática a abordagem téorico-científica aprendida na faculdade com o apoio à população”, afirma. A ação foi desenvolvida pelas acadêmicas Damares Dias, Taiane Resende e Tayane Rosele e Tayana Camila, sob a orientação da docente do curso de Enfermagem da Fasb Cleide Maria Fernandes.

02

Osmar Ribeiro

Fala Barreiras