Siga-nos

Sem categoria

LEM projeta voos mais altos para o esporte

Publicado

em

Foto: Cláudio Foleto

teste-internoO prefeito Humberto Santa Cruz disse ontem, sábado, 12, durante o encerramento do 55º Campeonato Brasileiro de Planadores no auditório do Hotel Solar Rio de Pedras que conta com o apoio da Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) para fazer de Luís Eduardo Magalhães a capital do Voo a Vela no Brasil. “Não queremos ficar apenas neste campeonato. Podemos e iremos alçar voos mais altos”, afirmou. A intenção é trazer o mundial de 2018 para o município.

“Temos de ter consciência que não é um planejamento de curto prazo. O primeiro passo foi dado, agora, precisamos atrair atenção da nata do esporte para o nosso município, sediar novos campeonatos e incluir Luís Eduardo definitivamente na rota dos praticantes do voo a vela, no Brasil e no mundo”, disse, lembrando que os benefícios para o município em sediar um evento como este vão além a questão turística. “Toda cidade ganha, o comércio, os hotéis”, completou.

Na primeira prova do campeonato a média atingida pelos planadores foi superior a do último campeonato mundial no Texas. O 55º Campeonato Brasileiro de Planadores encerrado neste sábado registrou também o melhor voo da temporada de 2013 do esporte com 711,37 km. Segundo o representante da FBVV, Fábio Pimenta, esta edição do campeonato contou com 100% de dias aproveitados. Para o repórter do canal de esportes ESPN e praticante do esporte, Luís Roberto Formiga a explicação é simples. “Luís Eduardo Magalhães é o único lugar do país que possui condições de voo o ano todo, nenhum outro local possui esta característica”, disse, pouco antes da quinta prova final, na quinta-feira, 10.

Segundo a FBVV a realização do campeonato em Luís Eduardo Magalhães foi um desafio especial. “Essa foi a primeira vez que realizamos um campeonato n uma cidade que não possui um aeroclube. Tivemos muito trabalho, passamos por algumas dificuldades, mas todo esforço rendeu e ainda renderão frutos no futuro”, comentou Fábio Pimenta, tesoureiro da federação, que na solenidade de encerramento representou o presidente da FBVV, Antoniebi Vieira Torres.

“Basta observar o semblante de cada um dos competidores. Foi um belíssimo campeonato. Apesar de todas dificuldades e algumas falhas, o importante é que fizemos um grande campeonato brasileiro”, resumiu Pimenta.

O 55º Campeonato Brasileiro de Planadores contou com três categorias. Na Classe Olímpica o campeão foi o piloto Luis Valença. Em segundo ficou Braucílio Foganholo e na terceira posição Sérgio Bassi. Na Classe Racing, o primeiro colocado foi Guilherme Ribeiro. O vice-campeonato ficou com o piloto luiseduardense Guilherme Purnhagem e o bronze com André Lautert. A Classe Open premiou, na primeira colocação, Henrique Navarro. O segundo ficou com Egon Rehn e o terceiro com Cláudio Schmidt.

O esporte

O Voo a Vela é o esporte que permite ao homem voar como os pássaros, em uma aeronave sem motor e que aproveita as for ças da natureza para ganhar altura e percorrer grandes distâncias.

O planador possui configuração aerodinâmica semelhante à de um avião e se mantém voando graças às correntes atmosféricas. Para voar é usado um reboque. Ligados por uma cabo, o avião rebocador puxa o planador até uma altura adequada para o voo, quando o piloto do planador comanda o desligamento e passa a buscar as correntes ascendentes, chamadas de térmicas, para se manter em voo.

Fonte: ASCOM LEM

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *