Siga-nos

Sem categoria

Embasa atende mais um povoado com água tratada no oeste da Bahia

Publicado

em

Ascom Embasa (UNB)

Moradora Elisângela Soares dos Santos, povoado Barrinha

Moradora Elisângela Soares dos Santos, povoado Barrinha

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) passou a atender mais um povoado do oeste da Bahia com água canalizada e tratada. Cerca de 15 famílias do povoado da Barrinha, no município de Riachão das Neves, estão recebendo água na torneira de casa graças a uma extensão de rede distribuidora de 1.400 metros.

É o caso da dona de casa Elisângela Soares dos Santos, 34, que nasceu no povoado, onde mora com os três filhos. “A gente percebia que a água não tinha tratamento e faltava muito. Hoje estou muito satisfeita por ter água boa na torneira todo o dia”, afirma ela, que reclamou do gosto salgado da água que bebia.

De maio a agosto deste ano, a Embasa abasteceu o povoado em fase de teste e, só em setembro, começou a cobrar pelo serviço. Para orientar os novos usuários sobre a importância do uso racional da água, como controlar o consumo e o valor da conta e dicas, a área social reuniu cerca de 30 moradores beneficiados pela extensão de rede.

O morador Otacílio Brasileiro de Souza, 60, gostou da reunião e das informações repassadas sobre o sistema de abastecimento. “Gostei de saber mais sobre como a água é tratada e as dicas para a conta não ficar acima da tarifa mínina”, lembra. Para a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, a ação é importante para que todos possam se conscientizar de que a conta é um reflexo do consumo.

Na oportunidade, a área social informou sobre a tarifa social, que oferece desconto de 50% na conta para quem tem Bolsa Família ativo, bem como sobre a importância da aquisição de um reservatório. Esse é o primeiro povoado do município de Riachão das Neves a ser beneficiado com água canalizada e tratada. Na sede municipal, a Embasa atende cerca de 2,4 mil famílias.