Siga-nos

Eleições 2024

Tito vai firmar parcerias com universidades para mutirão de alfabetização de jovens e adultos

A iniciativa é mais uma forma de promover o acesso à educação para pessoas que não cumpriram ou iniciaram suas trajetórias escolares ou que não puderam concluir os estudos

Publicado

em

Ascom Tito 70

Uma das propostas do candidato a prefeito de Barreiras Tito (Avante/Ba) para melhorar a educação em Barreiras é firmar parcerias com universidades para promover um mutirão de alfabetização de Jovens e Adultos. O objetivo dessa iniciativa é promover o acesso à educação para pessoas que não cumpriram ou iniciaram suas trajetórias escolares ou que não puderam concluir os estudos.

Por apresentarem um processo educacional diferenciado, essas pessoas possuem expectativas de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades que precisam ser amparadas por propostas pedagógicas específicas e, por isso, propostas de projetos que visem apoiar o movimento pró-alfabetização de jovens e adultos são tão importantes.

A diferença entre a proposta de Tito e o ensino que já é promovido pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), é que no projeto do candidato a prefeito de Barreiras, a participação e colaboração das universidades poderá acelerar esse processo, já que as instituições poderiam contribuir, por exemplo, com profissionais especializados em educação, além de permitir que estudantes de licenciatura possam realizar ações para apoiar o projeto, entre outras medidas que ainda serão estudadas.

Vale lembrar que, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, 13,9 milhões de jovens e adultos com idade superior a 15 anos, declararam não saber ler ou escrever, e 54,4 milhões de pessoas com 25 anos ou mais tinham escolaridade inferior ao Ensino Fundamental. Segundo dados do IBGE, em Barreiras, 14,7% da população com 15 anos ou mais é analfabeta. Esses dados mostram como projetos como esse, proposto por Tito, são importantes para permitir que as pessoas tenham acesso a uma vida mais digna e com mais oportunidades.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20