Siga-nos

Eleições 2024

Lula e Bolsonaro disputarão 2º turno no dia 30 de outubro de 2022

O ex-presidente recebeu 48,43% dos votos e o atual presidente, 43,20%…

Publicado

em

Eleições 2022

Os brasileiros foram às urnas neste domingo (2) para as eleições presidenciais e para os governos estaduais e no Congresso. Cinco cargos foram disputados nas Eleições 2022: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República. As opções na urna foram mostradas exatamente nesta ordem para escolha do eleitor, que teve que digitar o número e conferir o nome e a fotografia da candidata ou do candidato, e aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto.

Neste ano, Lula chegou à frente e é apontado, segundo pesquisas de intenção de voto, como o favorito para voltar à Presidência. Após apuração dos resultados, foi comprovado que a eleição presidencial será decidida em um segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), de acordo com dados do TSE. Com o resultado de 48,43% dos votos válidos, o petista não conseguiu ultrapassar a margem de 50% mais um voto que lhe daria a vitória ainda em 1º turno.

Já o candidato Jair Bolsonaro terminou com 43,34% dos votos válidos, acima do que indicavam as pesquisas da véspera. Em terceiro lugar ficou Simone Tebet (MDB), que recebeu 4,16% dos votos válidos ante 3,05% do ex-ministro Ciro gomes que concorreu pela quarta vez ao Planalto.

Leia mais:

A apuração para presidente nas Eleições 2022 teve início às 17h, pelo horário de Brasília. A divulgação dos resultados parciais da contagem de votos começou logo após o fechamento das seções eleitorais em todo o Brasil. Com quase 100% das urnas apuradas na noite deste domingo (2), Jair Bolsonaro (PL) venceu em 16 capitais e Lula (PT), em 11 no primeiro turno. Na votação geral, Lula ficou à frente de Bolsonaro em total de votos válidos, mas os candidatos disputarão segundo turno.

Bolsonaro venceu em todas as capitais da região Centro-Oeste. No Norte, também teve melhor desempenho em todas as capitais com exceção de Belém (PA), onde Lula venceu. Lula teve melhor desempenho na região Nordeste, onde ganhou em todas as capitais com exceção de Maceió (AL). Na apuração dos estados, Lula foi o mais votado em 14 unidades da federação e no exterior. Já Bolsonaro teve mais votos em 12 estados e no DF.

Vale lembrar que o segundo turno ocorre quando nenhum candidato consegue atingir a maioria da soma total dos votos computados. O encontro entre os dois principais rivais está marcado para o dia 30 de outubro, último domingo deste mês.