Siga-nos

Eleições 2024

De acordo com Ipec, Lula tem 55% dos votos válidos e Bolsonaro tem 45% no segundo turno

As últimas pesquisas apontam a preferência dos brasileiros pelo ex-presidente Lula para assumir a presidência do Brasil em 2023…

Publicado

em

Datafolha divulgou hoje (27/10) nova pesquisa para presidente da República

De modo geral, as pesquisas eleitorais fornecem ao público um panorama da disputa para cargos eletivos e movem as estratégias dos partidos e candidatos. Elas identificam os locais onde os candidato está mais fraco ou mais forte e quais alianças devem ser feitas em favor do projeto político do candidato.

Desse modo, periodicamente, são realizados levantamentos sobre as intenções de voto dos eleitores para saber quem vencerá as eleições. Elas costumam ser encomendadas por grupos de mídia e são um importante instrumento na cobertura jornalística, antes e durante as eleições. Além disso, as pesquisas também ajudam os partidos a avaliarem o desempenho das suas campanhas e auxiliam o eleitor a analisar as chances do seu candidato nas eleições.

Nos últimos dias, as pesquisas eleitorais têm divulgado as intenções de voto dos brasileiros para a disputa pela presidência entre os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL). As últimas pesquisas apontam a preferência dos brasileiros pelo ex-presidente Lula para assumir a presidência do Brasil em 2023.

Um exemplo disso pode ser visto na pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial divulgada na quarta-feira (5), que mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 55% das intenções de votos válidos, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 45%.

Outra pesquisa divulgada recentemente foi a do Datafolha, divulgada nessa sexta-feira (7) que mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa Ipec entrevistou 2.000 pessoas de forma presencial entre os dias 3 e 5 de outubro e tem como margem de erro dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

Já o Datafolha ouviu 2.884 pessoas face a face entre quarta-feira (5) e esta sexta (7). A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-02012/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

Vale lembrar que os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. O segundo turno das eleições está marcado para 30 de outubro.